terça-feira, 14 de maio de 2013

CASAMENTO DE HOMOSSEXUAIS

Cartórios de todo o Brasil ficarão obrigados a celebrar casamento civil entre homossexuais e converter em casamento a relação estável homoafetiva.A proposta foi apresentada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Barbosa, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), e aprovada por 14 a 1. A determinação entra em vigor após a publicação no Diário de Justiça Eletrônico, mas ainda pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal.
A conselheira Maria Cristina Peduzzi foi a única a votar contra a aprovação da resolução, sob o argumento de que, para permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, o Congresso teria de aprovar um projeto de lei. Há projetos em tramitação no Congresso sobre o casamento civil de pessoas do mesmo sexo.

Atualmente, os casais de homossexuais que desejam se casar ou transformar a união estável em casamento podem ir a qualquer cartório e dar entrada nos documentos. Entretanto, os órgãos não são obrigados a fornecer a certidão de casamento. Com essa resolução, os cartórios ficam impedidos de rejeitar qualquer pedido dessa ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.