quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

VAZANTE: COMEMORA 60 ANOS


A Prefeitura Municipal de Vazante, através das Secretarias de Administração e Esporte, promoverá nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro, o aniversário de 60 anos de emancipação política.

Às 9h, terá inicio a 7ª Corrida da Lapa, da qual poderão participar pessoas (atletas) de ambos os sexos, devidamente inscritos. A saída e a chegada será no Ginásio Poliesportivo "Reni Soares da Cunha", no bairro Novo Horizonte. O trajeto masculino será de 10 km e o feminino de 5 km. A prova terá duração máxima de 2 horas e 16 categorias.

Às 16h, será a final da 1ª edição do Campeonato de Bairros. A partida entre Serra Dourada e Novo Horizonte, será no Centro Esportivo Municipal de Vazante.
HISTÓRIA DE VAZANTE

Numa gruta local foi descoberta certa pedra, que se assemelhava a uma imagem da Virgem Maria e por isso o lugar passou, a chamar-se Nossa Senhora da Lapa. Transformado em templo, em torno dela surgiu um povoado, em 1920, quando foi dividida a Fazenda Vazante, com a separação do patrimônio da Igreja.

Hoje o município tem sua economia baseada na agricultura, pecuária e indústria, principalmente a fabricação de móveis e a atividade extrativa vegetal e mineral. No início do século XVIII, Tomás do Lago Monteiro, procedente de Salvador, solicitou e obteve a patente de coronel do Paracatu para combater com autoridade os índios da região.

Foi numa das grutas existentes no local, que se deu, no século passado, o fato que proporcionou o início do povoamento da cidade, outrora chamada Fazenda Vazante. Foi descoberta no interior da gruta uma pedra que se assemelhava à imagem de Nossa Senhora, a qual atraía fiéis e romeiros, que se deslocavam por longas distâncias para reverenciá-la.

Com isso, formou-se o povoado, que em 1938 é elevado à categoria de distrito. Sua emancipação política é adquirida em 1953 com a divisão territorial do Estado. O desenvolvimento econômico foi estimulado pela descoberta de minerais em seu subsolo, especialmente minério de zinco, ainda hoje encontrado em abundância.

Vazante possui ainda um grande potencial turístico, que começa a ser explorado, principalmente suas cavernas, uma das quais é área de proteção ambiental, a gruta Lapa Nova, de grande importância arqueológica e considerada uma das maiores de Minas Gerais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.