segunda-feira, 19 de maio de 2014

ELEIÇÃO MINEIRA: PIMENTEL ASSUME COMPROMISSO COM A CUT


pimentel
Pimentel mostra o documento com os itens propostos pela CUT para pautar ações do próximo governador

Com um discurso de união entre as várias correntes sindicais que o apoiam, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Fernando Pimentel, assinou no domingo (19) uma carta de compromissos com a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O documento tem 13 itens e apresenta ações que devem ser realizadas e priorizadas por Pimentel, caso seja eleito para comandar Minas Gerais entre 2015 e 2018. O mesmo texto será submetido aos demais candidatos.

“Vim aqui para assumir um compromisso, mas vim também para pedir aos companheiros e companheiras que esse compromisso que eu vou assumir seja de mão dupla. Temos que estar juntos para a tarefa que nos espera”, pediu.

Ao mesmo tempo, o pré-candidato disse que governar o estado poderá ser ainda mais difícil do que vencer o pleito, em outubro. “Não há como resolver essa questão se nós não estivermos juntos. Não no momento da campanha. Esse é fundamental, sabemos fazer. Mas a campanha termina em outubro. Mais importante do que isso é nós estarmos juntos ao longo de quatro anos de governo. Porque, se chegarmos lá, não será um governo fácil. Será de reconstrução. Temos que ter ciência disso”, disse.

Pimentel criticou o ciclo de governo do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que há 12 anos dirige o Estado e não teria diálogo com os movimentos sindicais. “Estamos vivendo talvez o pior, ou um dos piores momentos em Minas Gerais na relação entre poder executivo e movimento sindical. Nunca houve na história um momento em que as entidades representativas dos trabalhadores, especialmente do setor público, fossem tão desprezadas, pisoteadas, e afastadas da verdadeira negociação, legítima e respeitosa, como deve ser entre o governo constituído e os trabalhadores”.

O pré-candidato disse, ainda, que não irá privatizar as estatais de energia (Cemig) e água e esgoto (Copasa), e que deverá priorizar a prestação de serviços públicos nessas empresas, ao invés do lucro de acionistas.

Carta

A carta de compromissos foi assinada por Pimentel durante a 13ª Plenária Estatutária da CUT-MG, e foi lida pela presidente da central sindical no Estado, Beatriz Cerqueira. As ações de compromisso solicitam uma participação aberta dos movimentos sociais no governo, o fortalecimento do Estado, mais investimentos em saúde e educação, melhorias salariais para servidores públicos e a não privatização de empresas estatais, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.