Presidente segue soberana nas pesquisa de opinião,
acima dos rumores sobre uma suposta perda de pontos; explicação para a
manutenção da popularidade de Dilma, apesar de todas as apostas em
contrário dos chamados formadores de opinão espalhados pela mídia
familiar e tradicional, está nela mesma; o que soa como falta de
habilidade política e administrativa nas notícias da imprensa está
chegando ao público como sinceridade e objetivo; a cada levantamento
publicado desde o início de seu governo a presidente Dilma Rousseff
mostra que é bem mais difícil de derrotar do que sugerem tantos
comentaristas
Marco Damiani _ 247 –
Com 43% de intenções de votos, segundo pesquisa divulgada nesta
quinta-feira 20 pelo instituto Ibope, e indicações de sobra para, além
de ganhar em primeiro turno, bater qualquer outro adversário num forjado
segundo turno, a presidente Dilma Rousseff parece ser duas.
Uma Dilma é, exatamente, a líder
popular que jamais perdeu a liderança nas pesquisas desde que assumiu
seu mandato, em janeiro de 2011. A figura que, mesmo após as
manifestações de junho do ano passado, o máximo que permitiu de
esperança aos adversários foi uma remota possibilidade de segundo turno.
Nunca uma ultrapassagem. Aquela que o público identifica como
patrocinadora de políticas sociais compensatórias e inclusivas,
co-responsável pela retirada de 40 milhões de brasileiros da linha da
pobreza.
A presidente Dilma Rousseff, enfim, que segue tranquila – de acordo com a ciência das pesquisas, frise-se – para a reeleição.
Outra Dilma é a que surge ao
público, diariamente, pela ótica dos veículos da mídia familiar e
tradicional. A presidente que não gosta ou não saber fazer política
partidária (1); não se entende com o Congresso (2); perde aliados por
tratá-los de maneira espartana (3); pilota uma política econômica que
sobe juros e é leniente com a inflação (4); confunde e desanima
empresários (5); não sabe o que fazer com a crise no setor elétrico (6);
ignora assuntos internacionais polêmicos (7); etc etc.
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