domingo, 24 de março de 2013

MIGRAÇÃO DO PRODUTOR RURAL PARA A CIDADE

A acelerada diminuição da população rural global coloca a FAO – braço das Nações Unidas para agricultura e alimentação -, em estado de alerta sobre as consequências desse movimento na produção agrícola. “A população urbana está agora superando a população rural e essa diferença vai subir quase como uma flecha nos próximos anos.

WILL NUNES: sem apoio essa migração não pára de ocorrer no país. É comum andar no meio rural e perceber a situação cada vez mais crítica principalmente atingindo o pequeno produtor rural, que sem apoio e incentivo é praticmanete empurrado deixar o campo para ir para a área urbana.

Em Vazante o ex-prefeito Orlando Fialho fez talvez o maior programa rural de Minas, quando criou o PROAF -  programa com a finalidade de manter o homem no campo. Na sua gestão além de recuperação de estradas, instalação de  pontes e mata -burros, hora trator, aração e distribuição de sementes fazia parte do projeto de auxílio ao pequeno produtor.

Acostumado a vida no campo, muitas vezes sem escolaridade e qualificação profissional o homem do campo quando deixa o meio rural geralmente chega ao grande centro sem espaço e oportunidade de emprego sofrendo as consequências de uma sociedade que não valoriza o trabalho de quem coloca a refeição na nossa mesa todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.