terça-feira, 21 de junho de 2011

NOVO TRIBUTO PARA EXPLORAÇÃO DO MINÉRIO

O Ministério de Minas e Energia negocia com a Fazenda um novo tributo sobre a exploração de alguns recursos minerais, informa reportagem de Natuza Nery e Valdo Cruz para a Folha.

A ideia em discussão é cobrar "participação especial", a exemplo do setor de petróleo, sobre os empreendimentos de maior rentabilidade.

O objetivo era apresentar ontem a proposta à presidente, Dilma Rousseff, mas a reunião para alinhavar o novo código da mineração acabou sendo adiada e será retomada nesta semana.

O Ministério da Fazenda tem resistências à ideia sob argumento de que a cobrança afeta a competitividade do setor no mercado internacional, o que pode prejudicar a balança comercial, cujo minério de ferro é um dos principais itens exportados


WILL NUNES COMENTA: já tava na hora do governo tomar uma decisão neste sentido. Todo mundo sabe que a riqueza mineral não é renovável, daí a necessidade de uma maior contrapartida das empresas para os municípios mineradores, como é o caso de Vazante. Só espero que a proposta do governo não seja no sentido de favorecer apenas a União. Aí, seria trocar seis por meia duzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.