terça-feira, 22 de outubro de 2013

O SUCESSO DA PRIVATIZAÇÃO DO CAMPO DE LIBRA


Edição/247 Fotos: Divulgação:
Quem apostou contra, perdeu. E perdeu feio. Logo após o resultado do leilão do campo de Libra, realizado na tarde desta segunda-feira 21, no Rio de Janeiro, os manifestantes que pressionavam na entrada do hotel Windsor Barra começaram a se dispersar, as ações da Petrobras confirmam uma alta de quase 6% na bolsa de valores, os cofres da União foram abertos para a entrada de um bônus de R$ 15 bilhões e, especialmente, uma nova aliança estratégica no universo do petróleo acabara de surgir. Agora, goste-se ou não, nada será como antes.

Com as privadas Shell, holandesa, e Total, francesa, as chinesas CNOOC e CNC e a brasileira Petrobras lado a lado no mesmo consórcio vencedor, o mundo recebeu um sinal de que a correlação de forças na multibilionária plataforma de intrigas e interesses em torno do petróleo havia acabado de mudar. Juntas, elas possuem nada menos que 30 bilhões de barris em reservas comprovadas. Isso as colocaria, com folga, se fossem uma só empresa, no primeiro lugar do ranking mundial do setor.

Com o resultado do leilão de Libra, de saída perderam as grandes companhias americanas, que ficaram de fora da maior faixa de exploração do pré-sal. Logo após a descoberta da espionagem oficial dos EUA sobre a Petrobras e o governo brasileiro, a Exxon, maior petrolífera do mundo, e a Chevron, terceira no ranking, anunciaram que estavam voltando para casa. O mesmo caminho tomou a inglesa BP, que aparece na quarta posição entre as dominantes no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.