quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PATOS DE MINAS-MG: CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA

Aconteceu na tarde da segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Patos de Minas uma Audiência Pública para debater a criação da Região Metropolitana do Triângulo e Alto Paranaíba. As principais cidades da região estão sendo visitadas pelos deputados da região de Uberlândia que tentam essa criação.

Liza Prado, Wellington Prado, Leonídio Bolsas, Dr. Hely, Paulo Piau (Prefeito de Uberaba), Pedro Lucas (Prefeito de Patos de Minas) e outras autoridades participaram do encontro.

A Região Metropolitana é um agrupamento de município limítrofe que, em função de sua estrutura urbana e de suas dinâmicas social, ambiental e econômica, possuam características e problemas comum, com a necessidade de adoção de políticas conjuntas para os seus problemas comuns e planejamento dos seus desenvolvimentos. Para a criação de uma Região Metropolitana é necessário a aprovação de Lei Complementar na Assembleia Legislativa.

A Proposta da criação da Região Metropolitana do Triângulo corresponde ao conjunto de 66 municípios reunidos sob a influência estratégica de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas e Patrocínio. Esse Projeto, de iniciativa da Deputada Estadual Liza Prado, traduz os anseios dos prefeitos, lideranças sociais e empresariais do Triângulo Mineiro. Essa região, que se constitui hoje um dos polos mais dinâmicos e promissores da economia mineira, ainda requer fomento para  o desenvolvimento regional sustentável no âmbito Estadual. Para isso, com a aprovação da Proposta, será criada a Agência Metropolitana do Triângulo, que terá sua gestão integrada à Secretaria de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana.

De acordo com os mentores do Projeto da Criação da Região Metropolitana são inúmeras as vantagens: Eliminação de tarifa de ligações interurbanas, arranjo metropolitano; Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, Agência Metropolitana, Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, Conselho Metropolitano, Assembleia Metropolitana, Facilidades para aquisição de empréstimos com os governos, Tarifas integradas de transporte intermunicipal, Centralização de coleta seletiva de lixo urbano, Políticas públicas unificadas, Aumento do limite de financiamento, para construção civil do Minha Casa, Minha Vida.
 
Autor: Weslley Raphael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.