quinta-feira, 17 de maio de 2012

PREVIDÊNCIA SOCIAL: FRAUDE NO TRIÂNGULO MINEIRO

Uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Polícia Militar (PM) desarticulou um esquema responsável por fraudar o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Triângulo Mineiro. Os suspeitos envolvidos nos crimes se passavam por ciganos e analfabetos para obter certidões de nascimento e, com isso, emitir a documentação necessária para obtenção de aposentadoria por idade. A suspeita é que a fraude tenha causado rombo anual de R$ 1,5 milhão nos cofres públicos e possa ter sido aplicada em outros estados.

A investigação teve início em junho do ano passado em Araguari e Uberlândia e ontem foi desencadeada a Operação Progeria, com o cumprimento de 24 mandados de prisão temporária e outros 15 de busca e apreensão em imóveis localizados nos dois municípios. Outras oito pessoas já tinham sido presas no mês passado por atuação semelhante. À época, o chefe da agência do INSS de Araguari acionou a PM quando uma mulher tentava desbloquear um cartão de benefício registrado em nome de outra pessoa.

Para dificultar a ação fraudulenta, o Ministério Público Federal promete entrar com uma ação pedindo que seja necessária identificação biométrica no momento de concessão do benefício. Segundo o delegado da PF de Uberlândia, Emerson Aquino, estimativas iniciais identificaram 300 benefícios concedidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.