terça-feira, 14 de junho de 2011

CEBOLA EM ALTA NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA

A cebola, condimento tradicional da cozinha mineira, é muito procurada no período de frio, quando ajuda a incrementar o sabor de caldos e outros pratos quentes. O maior volume do produto é colhido entre julho e agosto e tem correspondido ao crescimento da demanda em Minas Gerais.

De acordo com a Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Estado de Agricultura, para 2011, a previsão é de uma colheita de 125,6 mil toneladas. O número é o maior da série histórica sobre a produção mineira de cebola iniciada em 1994 e supera em 5,87% o volume recorde registrado no ano passado.

Os dados que possibilitam essa avaliação foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como referência um estudo realizado em abril. De acordo com o superintendente João Ricardo Albanez, a região do Alto Paranaíba deve responder neste ano por 86,87% de toda a cebola colhida no Estado. “Na safra passada, a participação foi de 84,4%”, ele acrescenta.

No grupo dos municípios de Alto Paranaíba que mais produzem tem destaque Santa Juliana, com uma colheita estimada de 40 mil toneladas. Em seguida vem Rio Paranaíba, com 27,9 mil toneladas. No terceiro lugar estão empatados Nova Ponte e Perdizes, com a produção de 7,2 mil toneladas, vindo em seguida Campos Altos, com uma colheita prevista de 6,0 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.