quarta-feira, 16 de março de 2011

A CPI DOS RADARES

Trinta e oito deputados estaduais de Minas Gerais assinaram requerimento hoje (16) na Assembleia Legislativa pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A intenção, diz o idealizador, deputado Délio Malheiros (PV), é investigar convênios de órgãos públicos com empresas para instalação de radares. O foco são empresas já denunciadas por irregularidades em outros Estados.

Mas, se depender do histórico recente de CPIs em Minas, a ideia do deputado do PV pode não sair do papel. Desde 2005 o poder Legislativo não consegue viabilizar uma CPI. Esta última, durante o primeiro mandato do então governador e hoje senador Aécio Neves (PSDB), investigou atividades da mineradora MBR.

Entre os cinco maiores colégios eleitorais do país, Minas é o Estado que há mais tempo não promove uma CPI. Ela funciona como uma investigação de parlamentares sobre determinado assunto e sua instalação depende do presidente da Casa. Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da Assembleia de Minas e da base aliada do governador Antonio Anastasia (PSDB), não comentou o caso hoje. Anastasia é sucessor e aliado de Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.