segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANTÔNIO ANDRADE INSISTE QUE O CANDIDATO SEJA HÉLIO COSTA

No jogo do xadrez político que irá se desenrolar até a realização das convenções partidárias do meio do ano em Minas Gerais, permanece o impasse na formação de uma aliança entre o PT e PMDB em torno de um nome para disputar o governo estadual. Ambos os partidos não abrem mão da candidatura própria. O PMDB tem pelo menos um trunfo para ocupar a cabeça de chapa que irá disputar as eleições ao governo mineiro. O diretório do partido no Estado possui 69 votos, ou seja, o segundo maior número de delegados na Convenção Nacional. As avaliações são de que a falta de um consenso poderá colocar em risco o apoio dos peemedebistas à esperada candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.


Este poderá ser um dos argumentos a serem utilizados pela cúpula nacional petista para que a candidatura própria do PT no Estado seja sacrificada em favor do ministro das Comunicações, Hélio Costa. “O PMDB de Minas tem uma força muito grande na decisão nacional e sem resolver a questão de Minas não se resolve a questão nacional”, diz o presidente do diretório Estadual do partido, deputado federal Antônio Andrade.

O PT insiste na cabeça de chapa e oferece aos peemedebistas a vaga de vice e um eventual apoio à candidatura do ministro das Comunicações ao Senado. Os nomes que irão disputar internamente a indicação são os do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. Já o PMDB conta com a pré-candidatura do próprio Hélio Costa, que lidera as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento. “Não há dúvida que o melhor candidato é Hélio Costa”, aponta Andrade.

O fator novo nesse quadro é a possibilidade de que Costa venha assumir a candidatura a vice numa chapa presidencial liderada pela ministra Dilma Rousseff. “Isto ainda não foi oficializado para o partido, por enquanto é uma hipótese”, diz o presidente do PMDB estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.