quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CADA ELEIÇÃO UMA HISTÓRIA

Cada eleição é uma história. Todo mundo sabe da minha admiração pelo o irmão do dep. Antônio Andrade, Benedito Andrade. Por sinal tive a honra de o escolher como padrinho do meu filho Wilthon Filho. Mas isso é uma outra história. Eu queria mesmo era lembrar da disputa entre Benedito e Alcides. Lembrar que muitas vezes perder é sinal de uma grande vitória. Vazante perdeu a oportunidade de eleger um grande administrador, um empreendedor nato, um homem de vanguarda. Mais o mundo dos negócios ganhou um grande empresário. Já Vazante com a derrota uniu dois grupos antagônicos que juntos estão governando a cidade por quase 9 anos. Dois mandatos de Jacques e o primeiro ano de Orlando. Os números mostram que quando um grupo fica muito tempo no poder, independente de realizar uma grande administração ou não, as vezes cansa. E o povo resolve fazer novas experiências. A história entre Benedito e Alcides tinha um pouco disso. Muito tempo do PMDB no poder, foi um dos motivos da mudanças, além de outros mais, que quem gosta de politica sabe. Isso nos obriga a fazer o seguinte comentário: A cada mandato conquistado pelo o grupo que estar no poder exige garra, vontade, determinação, projetos inovadores e aliança popular. Fechar acordos entre líderes sem ouvir o povo, é o erro mais grosseiro que alguém pode cometer na politica. O povo é sapiente, ele deseja ser ouvido, ele quer ser ouvido. E como você abre esse diálogo, realizando ações e conversando com as pessoas, levando sempre uma boa dose de paciência,inteligência,sabedoria,calor humano e atendendo os anseios popular. Sem essas qualidades, com decisões apenas de gabinete baseada em pesquisas frias que retratam apenas a situação de momento, provavelmente sua mensagem não seja ouvida. Aí, já viu. Tchau poder.

Um comentário:

  1. Gilson Correa Comentando11 de novembro de 2009 às 14:23

    Will,

    A muito tempo não via algo tão correto como o que disse, por isso a credibilidade do seu blog..."Fechar acordos entre líderes sem ouvir o povo, é o erro mais grosseiro que alguém pode cometer na politica".
    Acrescento mais, "ter um projeto de poder ao invés de um projeto de governo é o mesmo que cometer suícídio político". Como você mesmo disse, "o povo é sábio", sabe distinguir perfeitamente uma coisa da outra - Ninguém engana todo mundo por muito tempo. O resultado da última eleição, a divisão do grupo do poder retratou muito bem isso. Veja que Vazante a muito tempo não tinha uma oposição, agora tem. Não a oposição que está operando hoje, estou falando da que virá daqui a algum tempo, na hora certa, articulada. Até eu que sou especialista nisso fico preocupado com o que pode advir disso. Por outro lado, isso é bom para equilibrar o jogo, colocar freio nos excessos, dar ao governo a noção de limites, exercitar a democracia.
    A última eleição foi muito boa, equilibrada, a próxima será ainda melhor, você vai ver. É um processo evolutivo.
    Resta saber se a oposição saberá usar o potencial que tem na mão. Como disse: Cada eleição é uma história.
    Grande Abraço a todos. gilsoncorreaferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.