quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ELEIÇÃO EM MINAS: PSDB USARÁ ANASTASIA PARA CONSTRUIR APOIO

Como os principais cargos da chapa tucana já estão predefinidos, os partidos aliados se agitam em disputa pelas duas vagas que restariam, a primeira e segunda suplências da candidatura ao Senado. O interesse é fermentado pelo favoritismo do futuro candidato a senador, Antonio Anastasia (atual governador), e pela expectativa de que, uma vez eleito, ele poderá não cumprir os oito anos de mandato. Há duas possibilidades projetadas.
Se for eleito senador, Anastasia poderia virar ministro caso o futuro presidente da República seja o tucano, Aécio Neves, ou o pessebista pernambucano Eduardo Campos, após eventual composição. Hoje, essas chances ainda não são visíveis, mas há uma terceira cogitada pelos aliados para as eleições municipais. Se Aécio não se eleger presidente, Anastasia seria o nome mais competitivo que ele teria para disputar a sucessão do prefeito de Belo Horizonte, em 2016.
Nessas articulações, o PSD do ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab deverá indicar o atual secretário de Estado da Saúde, Alexandre Silveira, para a primeira suplência. A segunda suplência estaria reservada ao PSB do prefeito Marcio Lacerda, de Belo Horizonte. Um grupo defende o nome do presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, por seu eventual potencial eleitoral; outro sugere o nome do presidente estadual do PSB, Júlio Delgado, receosos do efeito Perrela (Zezé), ex-dirigente do Cruzeiro que chegou ao Senado por meio da suplência (do ex-senador Itamar Franco).
 
“Não podemos trazer desgastes para a candidatura de Anastasia. Ele é o motor da chapa, precisa ficar leve e sem problemas”, observou um aliado, referindo-se ao fato de Kalil não ser aceito pelos eleitores que torcem pelo time rival, além do desgaste da ascensão do ex-dirigente cruzeirense.
Apesar das atividades de governo, como visita a obras, Antonio Anastasia já está organizando sua saída e transferindo tarefas ao vice, Alberto Pinto Coelho (PP), que, a partir do dia 4 de abril, toma posse no cargo. Hoje, Anastasia despede-se da bancada federal mineira em Brasília. A partir de sexta-feira, ele viaja ao exterior durante 15 dias, com retorno previsto para o dia 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.