segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MINAS GERAIS: PT JÁ DE OLHO NAS PREFEITURAS

Reunião Ordinária
Durval Ângelo é o preferido para pleitear a Prefeitura de Contagem
(Foto: Almg)

*Tércio Amaral

Se o PSDB em Minas ainda vai planejar suas ações políticas para 2016, o PT já tem um projeto pronto que começará a ser executado logo no início da administração de Fernando Pimentel, na Cidade Administrativa.
 
O duelo não será fácil, afinal o PMDB também tem suas pretensões em relação às eleições municipais. Os eleitos muito provavelmente estarão concentrados entre os três maiores partidos: PT, PSDB e PMDB, embora as pequenas siglas, como o PSD, PV e PSB, também estejam de olho nesta disputa.
 
Nomes petistas
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Minas, deputado federal Odair Cunha, vem tratando do assunto muito de leve, mas a estratégia já está adiantada. A ideia central é se valer da força do PT na Cidade Administrativa, na Assembleia e nas principais secretarias de Estado para fazer do partido o mais forte, elegendo no próximo pleito uma enorme bancada de prefeitos e vereadores, além de vice-prefeitos.
 
O partido pretende ficar vários anos no poder, mas tudo depende da capilaridade da sigla junto aos inúmeros municípios do Estado. Esse caminho é considerado um passo importante para projetos futuros, inclusive do próprio Pimentel, que poderia pleitear a reeleição ou a Presidência da República, uma vez que a ala petista de São Paulo não tem um nome ideal para a briga de 2018, a não ser que o ex-presidente Lula resolva encarar mais esse desafio. Aliás, já existem até nomes colocados para a disputa nas principais prefeituras.
 Margarida Salomao
 Margarida Salomão vai tentar novamente a Prefeitura de Juiz de Fora
(Foto: Divulgação)

É o caso, por exemplo, da deputada Margarida Salomão, que deve enfrentar o atual prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira. Margarida, no último pleito, foi para segundo turno e recebeu uma boa quantidade de votos. Agora, retorna à Câmara Federal, após conseguir cerca de 60 mil votos somente dentro do município.
 
Desde que passou a eleição para governador, o deputado petista Paulo Guedes não tem feito outra coisa se não planejar a sua ascensão à Prefeitura de Montes Claros. Tanto assim que tentou convencer seus pares da importância dele se tornar presidente da Assembleia, com a finalidade de ficar mais fortalecido lá em MOC. Deputado mais votado de Minas no último pleito, Guedes tornou-se nesta eleição de 2014 o parlamentar majoritário da cidade. Todos estes detalhes servirão de ingrediente para alavancar o seu projeto local.
 
Atualmente, está em debate uma aproximação entre o grupo do ex-prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, e a atual prefeita, Cecília Ferramenta. Ela se articula para buscar a sua própria reeleição. E com intuito de não deixar tudo para a última hora, começa a tomar as providências necessárias, evitando que possíveis adversários venham ciscar em seu mandiocal eleitoral.
 
Se a eleição para prefeito fosse hoje, o deputado estadual petista Durval Ângelo seria o candidato preferido do governo estadual para disputar a Prefeitura de Contagem, o segundo maior colégio eleitoral de Minas.
 
Em Betim, a ex-prefeita Maria do Carmo será escalada pelo partido para tentar tomar a prefeitura do tucano Carlaile Pedrosa, embora ela tenha sido derrotada duas vezes, tanto na disputa municipal de 2010, quanto em sua pretensão de ser eleita deputada federal em 2014.
 
Agora, com o apoio de seus amigos, Fernando Pimentel e Dilma Rousseff, o atual prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, não tem dúvidas no que se refere a uma guinada em sua administração, o que o levaria a buscar a reeleição em 2016.
 
Especificamente em relação a Belo Horizonte, o PT não tem um nome para entrar na disputa com competitividade. Por conta disto, esta escolha pode recair sobre Patrus Ananias, Miguel Corrêa, Gabriel Guimarães ou Roberto Carvalho.

 (Foto banner: Guilherme Bergamini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.