quarta-feira, 11 de junho de 2014

ELEIÇÃO MINEIRA: PSDB FAZ CONVENÇÃO E RATIFICA O NOME DE PIMENTA DA VEIGA

PSDB confirma chapa e mantém as suplências à espera do PSB - Aécio, Anastasia, Pimenta e Alberto
Anastasia, Aécio, Pimenta da Veiga e Alberto Pinto Coelho na convenção
O PSDB mineiro realizou na última terça-feira (10) sua convenção que homologou a chapa majoritária composta por Pimenta da Veiga, candidato a governador do Estado, Dinis Pinheiro, como seu vice e Antonio Anastasia para o senado. As vagas de primeira e segunda suplência do senado ficaram em aberto e o partido não descarte oferecer uma delas ao PSB, que realiza sua convenção estadual em 21 de junho e sinaliza com a lançamento de uma candidatura própria. 
“Nós já estamos satisfeitos com o que já conseguimos. É lógico que se vierem outros será melhor ainda”, disse Pimenta da Veiga, referindo-se ao fato de a coligação contar com 19 partidos e ainda estar aberto a negociações com os socialistas.
Pimenta também destacou o apoio manifestado por Márcio Lacerda, uma das principais lideranças do PSB, à aliança com os tucanos. A esposa do prefeito de Belo Horizonte, Regina Lacerda, que compareceu ao evento, inclusive é cotada nos bastidores para ser a segunda suplente ao senado na chapa, caso os socialistas desistam da candidatura própria.
Outra possibilidade é que a vaga seja preenchida por um nome indicado pelo DEM, conforme adiantou o deputado federal Alexandre Silveira (PSD), que já foi indicado para primeira suplência. Segundo ele, o DEM tem “musculatura” para ocupar a vaga.
“A suplência não é uma escolha do candidato, é uma escolha da composição política dos partidos. Então, nós vamos conversar com os partidos até o prazo final das coligações partidárias”, disse Anastasia. O registro da chapa completa pode ocorrer até 30 de junho.
A convenção do PSDB foi realizada simultaneamente a de outras quatro legendas (DEM, PSD, PP e PSL). Os partidos fazem parte da aliança em torno de Pimenta da Veiga, e suas lideranças participaram do ato da última terça-feira (10).
Mensalão

Pimenta comentou o processo em que é suspeito de receber R$ 300 mil das agências de publicidade de Marcos Valério, condenado pelo mensalão. “Tivemos essa semana uma boa notícia. O Ministério Público devolveu o inquérito a Polícia Federal, considerando que os elementos são inconsistentes. Vamos aguardar, mas a notícia é boa”. 
Aécio vê derrota no apoio do PMDB a Dilma
O pré-candidato à presidência da república pelo PSDB, senador Aécio Neves, disse na última terça-feira (10) que deseja uma “bela aposentadoria” à presidente Dilma Rousseff. Ele ainda pediu para que ela o “deixe governar o Brasil”. 
Durante o discurso na convenção estadual do PSDB mineiro, assim como na entrevista coletiva a jornalistas, Aécio não poupou críticas ao governo petista, voltando a falar no crescimento pequeno e na inflação, que, segundo ele, está fora de controle.
Sobre inflação, Aécio rebateu as declarações da presidente, feitas durante a convenção nacional do PMDB, na última terça-feira (10). “Ela acha que pode enganar com frases feitas por seu marqueteiro, provavelmente, a população brasileira, quando faz uma comparação do índice inflacionário do seu governo e do governo do Fernando Henrique. O Brasil não merece que faça uma comparação tão absurda como essa. O Fernando Henrique, quando deixou o governo, a inflação era de 12%, mas, quando ele assumiu o governo, ela era de 900% ao ano”.
Derrota

Aécio também considerou que Dilma teve uma derrota “fragorosa” na convenção nacional do PMDB, que aprovou a manutenção da aliança com o PT, mas teve 40% de oposição a este acordo. “A presidente hoje, infelizmente, deve dormir com uma enxaqueca, porque ela sofreu uma fragorosa derrota na convenção do PMDB. Depois de tudo que foi feito, os espaços que vem distribuindo ao PMDB no governo”, disse.
O senador ainda ironizou o fato de Dilma ter dito que é “invencível”, na convenção nacional do PDT. “Digo que invencíveis seremos nós brasileiros, em encerrar esse governo do PT”.
PROS define chapa com 27 nome s e apoio ao PT
Único partido aliado do pré-candidato ao governo de Minas pelo PT, Fernando Pimentel, a realizar convenção estadual na última terça-feira (10), o PROS homologou a decisão de apoiar o ex-ministro de Dilma Rousseff e lançar 27 nomes para cargos majoritários.
Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, foram definidos pelos delegados da legenda os nomes de sete pré-candidatos, entre eles, o deputado federal Ademir Camilo, que preside o comando estadual do PROS, e de Gustavo Pires, atual vice-presidente da legenda no Estado. Na corrida pela Assembleia, irão disputar a reeleição as deputadas Liza Prado e Rosângela Reis.
‘SIGLAS DE ALUGUEL’

O PT mineiro criticou na última terça-feira (10), por meio de nota, a adesão do DEM, do PTB e do PSD estaduais ao “serviço pessoal” do presidenciável Aécio Neves (PSDB). Segundo o PT, as inserções partidárias dessas siglas na TV têm deixado de lado o debate para se “especializar” em ataques como “partidos de aluguel” dos tucanos. “O tempo e a energia que PSDB, PTB, PSD e DEM gastam com propaganda seria melhor empregado na elaboração de projetos”. A nota diz ainda que o destino de mineiros e mineiras não pode servir à disputa política rasteira e que o PT recorrerá à Justiça contra a “campanha dos adversários”.

(*) Com Patrícia Scofield - Hoje em Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.