domingo, 22 de junho de 2014

ELEIÇÃO MINEIRA: INDECISÃO NO PSB

Eugénio Moraes/Hoje em Dia
convenção do PSD
Convenção do partido neste sábado reuniu diversos aliados
Articulações do presidente do PSB em Minas, deputado federal Júlio Delgado, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, para aumentar o prazo de negociação com o PSDB sobre a disputa do governo estadual, levaram o partido a adiar a decisão de lançar candidatura. 
 
Neste sábado (21), durante a convenção do partido, foi aprovada a criação de uma comissão para decidir os rumos socialistas até o próximo fim de semana. O grupo é formado por nove pessoas, entre membros da Executiva estadual, Lacerda, representantes de movimentos setoriais do PSB e o presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, que foi apresentado como candidato a deputado federal durante a reunião. 
 
Segundo Delgado, que depois da retirada da pré-candidatura de Apolo Heringer, na noite da última sexta, permaneceu como o nome para a disputa ao governo, a decisão tem o conhecimento da Executiva nacional. Apesar disso, o secretário nacional da sigla, Carlos Siqueira, disse, na última sexta, que Minas terá candidato ao governo. “A confirmação do meu nome e da candidatura própria inviabilizaria coligações proporcionais e também alguma composição majoritária. Isso foi a prudência”, disse Delgado. 
 
“Na hora que a gente colocou a tese da candidatura, teve quatro votos contrários. Temos mais de 120 delegados, não é uma ideia imposta de cima pra baixo. Foi deliberada majoritariamente”, acrescentou. Antes da convenção, o prefeito Marcio Lacerda adiantou que havia a possibilidade de “delegar à Executiva a negociação para aliança ou candidatura própria”. 
 
Rede "alijada"
 
O ambientalista Apolo Heringer, filiado na cota dos aliados de Marina Silva, classificou, na ocasião, a pré-candidatura de Delgado como “laranja” e acusou de “golpe” a ideia de adiar a decisão em uma semana. Apolo se mostrou desapontado com a hipótese de terceira via com Eduardo Campos e Marina, que classificou como “farsa”. A Rede, segundo ele, foi alijada. “Eu me sinto cassado, vítima de uma farsa que foi essa convenção. Delgado, vocês não têm o apoio da Rede. Nós não participaremos de uma festa sem princípio político”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.