quarta-feira, 14 de maio de 2014

ORION TEIXEIRA: QUEM SERÁ O VICE DO AÉCIO?

A discussão parece interminável e, ao mesmo tempo, estratégica de manter o partido na vitrine política, aberto a negociações, e pauta para repercussão. Já foram cotados para vice do pré-candidato presidencial Aécio Neves (PSDB) os tucanos paulistas Aloysio Nunes (senador), José Serra (ex-governador) e Mara Gabrilli (deputada), o ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab (PSD) e a senadora Ana Amélia (PP/RS). Ontem, no Congresso Nacional, surgiu o nome do ex-presidente do Banco Central Henrique Meireles (PSD).
 
Ainda ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso observou que não descartaria a possibilidade de o vice ser ocupado por outro partido em vez de chapa puro sangue (PSDB com PSDB), conforme tem sido discutido. Mais do que isso, FH deu a receita do vice ideal segundo a qual ele deve ser solidário, não tire voto e, por último, se puder, que agregue voto. O perfil praticamente tira Serra da lista. Basta lembrar a atual situação do presidenciável Eduardo Campos (PSB) que, além de não receber os votos de sua futura vice, Marina Silva, ainda tem que gerenciar suas falas e posições nem sempre pactuadas previamente.
 
Neto de Tancredo, Aécio vai jogar com a possibilidade até os 42 minutos do segundo tempo para decantar a realidade política. Somente quando pisar em solo firme, que dê sustentação à sua candidatura, ele decidirá. Chapa puro sangue não é o seu projeto. Como disse o ex-presidente tucano, é preciso, antes de tudo, somar.
 
Aécio aguarda a evolução do quadro político com o objetivo de desidratar a aliança da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). Hoje, os tucanos trabalham com a expectativa de terem um vice do PP ou do PSD, partidos que são da base governista e que acrescentariam tempo ao horário eleitoral gratuito do PSDB. Também ontem, o governador Alberto Pinto Coelho (PP) reuniu-se, em Brasília, com o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, em defesa da aliança com Aécio. A maioria das regionais do partido já está inclinada a tucanar, fortalecendo o nome da senadora e pré-candidata ao governo gaúcho, Ana Amélia, como vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.