sábado, 5 de abril de 2014

A VOTORANTIM METAIS UNIDADE DE VAZANTE PODERIA SEGUIR O EXEMPLO DA KINROSS PARACATU

A Kinross Paracatu, atenta que a transparência é a base de um relacionamento de confiança e reforçando seus compromissos com a comunidade, apresenta os resultados de sua atuação. Em 2013, a empresa injetou na economia cerca de R$ 1.3 bilhão em contribuições para o País, sendo R$ 283 milhões apenas em Paracatu. O número leva em conta os salários dos funcionários, pagamento de fornecedores, impostos e royalties municipais, estaduais e federal. Essas e outras informações fazem parte da segunda parte da campanha institucional da empresa, que apresenta os destaques do ano anterior.
Para Ana Cunha, Gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades, a campanha tem como principal objetivo esclarecer a comunidade que a empresa gera valor para todos os envolvidos: empregados, comunidade, acionistas e fornecedores. “Somos o maior empregador privado de Paracatu e também o maior contribuinte direto e indireto com o pagamento de impostos e investimentos sociais. A Kinross Paracatu também é destaque entre as empresas que mais geram riqueza para o Estado de Minas Gerais.”, avalia Ana. “Com os pagamentos de salários e benefícios dos nossos quase 1.4 mil empregados diretos e 1.6 mil indiretos foram mais de R$ 158 milhões em 2013”, diz. 

Investimentos sociais e culturais
Foram cerca de R$ 6 milhões em investimentos sociais em Paracatu. O Programa Integrar, principal projeto social da empresa envolveu 9.288 pessoas da cidade em 106 ações culturais, sociais e educativas. Todos os trabalhos são desenvolvidos com parceiros e já refletem resultados positivos em toda a cidade. Na geração de trabalho e renda, 11 organizações foram apoiadas com 156 beneficiários diretos, contando com a parceria com importantes entidades nacionais como a Aliança Empreendedora e o Laboratório Piracema de Design. 
Também merece destaque o Programa Mineração para Todos, que contou com a participação de 1.400 alunos, de 16 escolas. Este projeto visa mudar a percepção da comunidade, especialmente os jovens, demostrando a utilização dia a dia dos bens minerais e sua importância na qualidade de vida das pessoas, assim como a gestão ambiental desenvolvida de forma a minimizar impactos negativos e potencializar os impactos positivos. 

Meio Ambiente
Além de preservar uma área equivalente a 8 mil campos de futebol, a Kinross realizou investimentos de R$ 32 milhões na área ambiental, sendo 1.9 milhão apenas em monitoramento, seguindo rigorosos procedimentos de controle, assegurando a integridade do meio ambiente e da saúde das pessoas. Apenas no novo sistema de tratamento da Barragem Eustáquio foram mais de R$ 326 mil. Merece destaque também o envolvimento de 2.267 alunos em ações de educação ambiental. 
Reconhecimentos e premiações
A Kinross Paracatu, recebeu em 2013, alguns dos principais prêmios do Brasil, como a empresa com o Melhor Desempenho no setor de Mineração, do jornal Valor Econômico – principal veículo de negócios do País – e a Melhor Empresa do Ano no setor de Mineração, do Diário do Comércio de São Paulo. Também merecem destaques o Prêmio Benchmarking Brasil, como empresa com as melhores práticas ambientais, o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira. A Mina do Ouro foi apontada como a mais produtiva do Brasil, pela Revista Minérios&Minerales. Foi eleita como a 18ª empresa que mais gera riqueza para Minas Gerais, pela Revista Mercado Comum.
Parcerias com o poder público
A empresa entende que o constante diálogo com o poder público é fundamental para o desenvolvimento da comunidade e sempre está aberta aos principais anseios da cidade. Em 2013, construiu a passarela sobre a BR 040, que custou R$ 2 milhões e investiu R$ 150 mil no aeroporto de Paracatu, que poderá em breve receber voos regulares. 
 
WILL NUNES:
 
Está de parabéns a empresa em apresentar esses números para a comunidade paracatuense, algo que poderia  ser seguido também pela a Votorantim Metais Unidade de  Vazante.
 
Sem essas informações a população desconhece o papel econômico , social e cultural de uma empresa comprometida com a sociedade. Em Vazante a VM praticamente não usa a mídia local para divulgar suas ações institucionais. Uma política de comunicação que há anos deixou de ser feita  do lado externo da VM, uma política errônea que esconde os projetos e ações em pró da comunidade.
 
Numa época não muito distante quando o saudoso Mário Ermírio exercia influência na empresa os eventos eram mais frequentes, tinham caráter social (participação popular), alguns eram feitos com a participação de familiares e da própria comunidade.
 
Lembrar de gerentes como Argemiro Inhaes , Eimard Rigobello e Gilmar Caixeta é, recordar uma época que era comum ver  o alto escalão da empresa  conviver no dia-a-dia com a comunidade. A empresa tinha uma relação forte de relação com os vazantinos.
 
Hoje se fizer uma pesquisa pouca gente sabe quem é o gerente e os programas que ela realiza que efetivamente funciona.
 
A política adotada nos últimos anos pela a  empresa pode até dá resultados extraordinários economicamente falando, mas dúvido que esteja criando junto aos vazantinos um sentimento fraterno e humano, de uma empresa humanizada e preocupada em criar e fortalecer um sentimento de orgulho entre empresa, colaboradores e a população.

Talvez ganhar dinheiro numa grande empresa não seja muito difícil diante da tese de muitos executivos em produzir mais com menos custos, difícil é fazer isso sem perder o conceito de valorização do ser humano com sentimento. 

Atrás da produção e do dinheiro, deve existir sempre o prazer , satisfação e resultado, algo que o dinheiro não compra,  nem se  aprende nas escolas, nem tão pouco nas melhores faculdades, nasce de uma coisa que chamamos de humildade e valorização do ser humano.

Isso só se conquista quando todos percebem que devem caminhar juntos numa só direção em busca do mesmo objetivo.

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