segunda-feira, 11 de novembro de 2013

EXAME DE PRÓSTATA

A idade considerada mínima para que os homens procurem um urologista aumentou para 50 anos, informa a Sociedade Brasileira de Urologia. Anteriormente, a idade recomendada era de 45 anos. Pelas novas recomendações, homens com histórico familiar de câncer, negros e obesos devem fazer exames para detecção a partir dos 45 anos, e não mais aos 40, com constava. 
Estas medidas coincidem com as atividades do ‘Novembro Azul’, campanha que chama a atenção para uma maior prevenção ao câncer de próstata. O presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, a elevação na idade mínima para exames segue padrões internacionais e é o reflexo do aumento da longevidade da população Aguinaldo Nardi disse que o objetivo é evitar que casos de câncer indolente, aquele que não chega a ser invasivo e se desenvolve de maneira lenta, sem oferecer problemas, sejam diagnosticados e tratados sem necessidade. 
Ao menos 20% dos casos da doença são considerados indolentes. O câncer de próstata tem característica genética, explica Aguinaldo. Quem teve pai, avô, tio ou irmão com a doença, tem oito vezes mais chances de ter este tipo de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que neste ano mais de 60 mil casos sejam detectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.