terça-feira, 27 de agosto de 2013

MINAS GERAIS: PREFEITOS CASSADOS

Um total de 67 dos 853 prefeitos eleitos, em 2012, no estado já foi denunciado à Justiça Eleitoral mineira por terem cometido algum tipo de irregularidade, dos quais 10 já tiveram os seus mandatos cassados. Em quatro cidades ocorreram novas eleições e, nas outras seis, venceram os candidatos que ficaram em segundo lugar. Segundo a legislação, o segundo colocado é eleito apenas se o vencedor, cassado, não obter mais que 50% dos votos válidos. Este foi o caso das cidades Juvenília, Corinto, São Francisco, Senhora do Porto, Arcos e Paraisópolis.
Segundo informações do Estado de Minas, o município de Santana dos Cataguases irá se juntar à lista de prefeituras que tiveram os seus prefeitos eleitos em 2012 cassados. Neste mesmo dia, os eleitores da cidade terão que escolher prefeito e vice para comandar Executivo municipal. Além disso, quase 11 meses depois do pleito, ações e recursos contra 39 cidades mineira tramitam nas zonas eleitorais, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Superior Tribunal Eleitoral (STE).
Em oito dessas cidades pode ocorrer novas eleições. Outros seis municípios estão com processos pendentes. No TRE, 14 prefeitos esperam julgamento. Existem, ainda, mais 11 cidades nas quais há a possibilidade de o segundo colocar no pleito 2012 tomar posse. Quando está em jogo reversão de cassação, o TRE-MG tomou posições favoráveis a 17 gestores municipais eleitores, em primeira instância, nas zonas eleitorais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.