A V Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta terça-feira (23) reuniu, no Salão Gruta Lapa Nova, autoridades municipais e regionais, profissionais da área de Saúde e populares.
O encontro acontece a cada quatro anos com o objetivo principal de construir políticas de Saúde e aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da participação popular.
Durante a Conferência, o Secretário de Saúde, Marcos Antônio Luiz explicou sobre o objetivo deste encontro aos presentes e sobre a importância da participação da comunidade, pois é uma a oportunidade de opinar sobre os rumos da política pública nesta área. “Este é um momento importante para as pessoas se manifestarem, levantarem e discutirem propostas para ajudar a orientar os rumos da saúde”, comenta.
Na parte da manhã, a conferência contou com palestras ministradas por representantes da Superintendência Regional de Saúde que abordou temas como atenção primária, a importância do conselho de saúde, explicou sobre funcionamento do Redes e explanou sobre a Humanização na Saúde, foco desta conferência. Aproximadamente 250 pessoas participaram e debateram as principais carências da Zona Rural e Urbana de Vazante.
À tarde as pessoas se reuniram em grupos e pontuaram as necessidades da comunidade, que foram recolhidos pelos conselheiros e depois apresentados para todos. Ao final foram votadas as principais e listada as ações que a Secretária de Saúde terá que solucionar ao longo da gestão.
Ambulância na zona rural, aumentar o número de enfermeiros, trazer mais especialidades médicas para a cidade, capacitação dos profissionais foram algumas necessidades apresentadas e aprovadas para execução nos próximos três anos.
De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal, Emiliana Rocha, a conferência atingiu as expectativas de público, principalmente quanto participação da população que esteve presente em grande quantidade e contribuiu para o sucesso do encontro.
fonte:vazantenet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.