quinta-feira, 6 de junho de 2013

PTB EMBARCA NO GOVERNO DILMA

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se manifestou publicamente mais de uma vez para garantir que não seria o candidato do PT ao governo de São Paulo em 2014 (relembre). E sua opção por permanecer no governo federal vai ficando cada vez mais clara. Apontado como futuro coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, Mercadante já reforçou a articulação política do governo, como relata coluna de João Bosco Rabello, no Estadão.

Mercadante participou das tratativas para o presidente em exercício do PTB, Benito Gama, assumir a vice-presidência de governo do Banco do Brasil. Com o acordo, o PTB formaliza o apoio ao governo Dilma, o que, teoricamente, afasta o risco de aliança com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), potencial adversário da presidente em 2014.

"As negociações para que o PTB tenha assento no governo Dilma Rousseff já têm as digitais do ministro da Educação, Aloísio Mercadante, que passou a reforçar a articulação política do governo, formalmente exercida pela dupla de ministras Ideli Salvatti, titular do cargo, e Gleisi Hoffmann, da Casa Civil", comenta Rabello. O ministro da Educação, aliás, é o mais cotado para assumir a Casa Civil se a a ministra Gleisi for de fato disputar o governo do Paraná em 2014.

Segundo o colunista, o PTB cobiçava um ministério, mas ficou acordado que a sigla poderá ganhar uma pasta somente em eventual segundo mandato de Dilma. A negociação deve garantir à presidente o tempo de televisão do partido para a campanha de 2014. Em 2010, esse espaço foi do PSDB, que o utilizou para a campanha derrotada de José Serra à presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.