terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O PT PRETENDE ENFRAQUECER AÉCIO EM MINAS

O PT já prepara uma ação organizada para, ao menos, frear o avanço do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida pela sucessão da presidente Dilma Rousseff. Liderados pelo deputado federal Gilmar Machado (PT), eleito prefeito de Uberlândia nas últimas eleições, os 114 petistas vitoriosos e que assumem em janeiro criarão um movimento para fragilizar os tucanos no estado.
A ação obedece a dois objetivos: o primeiro, claro, é enfraquecer Aécio numa eventual disputa à presidência em seu estado natal; a segunda é criar as bases para a candidatura petista ao governo mineiro, provavelmente tendo à frente o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.
Nos últimos dias, vários parlamentares do estado ligados a partidos da base aliada à Dilma -- PSD, PP, PR, PRB e até parte do PMDB -- deram manifestações favoráveis à entrada do nome de Aécio no jogo sucessório nacional. Outra dificuldade do PT é que os tucanos, embora tenham perdido as eleições em cidades importantes -- Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, entre outras --, ainda serão o partido com o maior número de prefeitos (143. O PMDB vem seguida, com 118, e o PT logo depois).
Segundo reportagem de Fernando Exman, do jornal Valor Econômico, Machado quer criar uma central de projetos para os municípios da região de Uberlândia, o que ajudaria a abrir diálogo com os demais prefeitos. Outra meta petista é a Associação Mineira de Municípios, até o ano que vem presidida por Ângelo José Roncallli de Freitas, do PR, prefeito de São Gonçalo do Pará e aliado de Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.