sábado, 28 de julho de 2012

VAZANTE-MG: MOTOTAXISTAS DEVEM FICAR ATENTOS

Polícia Militar Rodoviária de Vazante realizou durante toda esta semana, blitz educativa para orientar motoboys e mototaxistas, sobre as novas regras da lei de transito para a categoria que começarão a ser cobradas a partir da próxima semana. A lei começa a ser aplicada, a partir do dia quatro de agosto. O motoboy ou mototaxista que não cumprir as novas regras leva multa, que dependendo da infração pode ser grave.


O condutor perde até cinco pontos na carteira e a moto pode ser apreendida. Com as novas exigências, só pode trabalhar quem tiver o curso que ensina as regras de conduta e segurança para as duas profissões. Nas novas regras, o motoboy ou mototaxista precisa ter: - ter 21 anos e ter habilitação na categoria A há pelo menos 2 anos; - a moto deve ser registrada na categoria aluguel, com placa vermelha; - também devem ser instalados protetores de pernas e aparador de linha; - os produtos não podem ser transportados em mochilas, apenas baús ou grelhas; - água e gás só podem ser transportados com reboque; - o veículo deve passar por uma inspeção semestral.


O motociclista deve usar capacete com viseira de cristal e adesivo refletivo, e colete sinalizador. Esta lei visa diminuir o numero de acidentes no transito que envolvem motos. No ano passado, em todo o Brasil, 14 mil pessoas foram aposentadas por invalidez causada por acidente de moto. Os equipamentos básicos de segurança como capacete, joelheira, cotoveleira e luva podem evitar que o acidentado tenha uma lesão grave.


De acordo com CB Carlos da Policia Rodoviária, em informações colidas durante as blitz, os mototaxistas de Vazante estão cientes da lei e já estão se adequando. Mas a mesma não se restringe apenas ao serviço de mototaxi, outros seguimentos, como empresas que usam o serviço de entrega deverão se adequar também. Na cidade, poucos comerciantes têm ciência da lei. Neste final de semana e inicio da próxima, SGT Denilson (PVMG), falará aos veículos de comunicação, sobre a lei.

Fonte: Rádio Montanheza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.