sábado, 10 de dezembro de 2011

VAZANTE-MG: COMEMORA 58 ANOS

Vazante não surgiu do pouso de tropeiros em busca do ouro e muito menos por possuir prados amenos. Nasceu de uma visão da imagem de Nossa Senhora, em uma de suas grutas por um casal de viajantes. O primeiro nome do município foi “Lapa”, cujo território era constituído de Fazenda Vazante (durante os períodos das chuvas os rios da região transbordavam provocando as cheias, também chamadas vazantes dos rios).


Com o desenvolvimento do povoado em torno da capela, pleiteou-se a criação do distrito de Vazante, pertencente ao município de Paracatu, fato que se concretizou em 1938. Em 12 de dezembro de 1953, Vazante é emancipada, tornando-se município.


A descoberta do minério de zinco ocorreu em 1933, através de pesquisas realizadas pelo engenheiro chileno Ângelo Custódio Solis. Esta descoberta foi confirmada anos depois pelo geólogo Alberto Vellasco da Companhia Níquel Tocantins do Grupo Votorantim. Nascia então a grande exploração de zinco que culminou com a primeira viagem de minério para a fábrica de Três Marias da Companhia Mineira de Metais em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.