Os casos de invalidez por acidente de trânsito explodiram no país e já são a principal causa de indenizações pagas pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
A constatação é do balanço mais recente feito pela seguradora que administra o seguro DPVAT, divulgado semana passada.
No primeiro semestre deste ano, foram pagas 107.403 indenizações por invalidez decorrente da violência no trânsito. Elas representaram 65% de todas as indenizações concedidas no período. Desde que as estatísticas começaram a ser feitas pela seguradora, nunca este índice foi tão alto. Em 2010, elas representaram 60%; em 2009, 46%, 2008, 32%, e em 2007, 31%. No ano passado, foram pagas 151.588 indenizações por invalidez.
As indenizações por morte no primeiro semestre somaram 26.894, média de 147 por dia. Como o benefício pode ser pedido até três anos após o acidente, há neste número óbitos não só de 2011. Esse número também é apenas uma fração das vítimas de trânsito, porque nem todo acidentado recorre ao DPVAT.
O crescimento da frota de motocicletas no país, em especial nas regiões Norte e Nordeste, é citado como a principal razão para o aumento dos acidentes no trânsito. No país, a frota de motos corresponde a 27% do total de veículos. Em alguns estados nordestinos, essa proporção chega a 60%, diz o diretor institucional da Seguradora Líder DPVAT, Marcio Norton.
A constatação é do balanço mais recente feito pela seguradora que administra o seguro DPVAT, divulgado semana passada.
No primeiro semestre deste ano, foram pagas 107.403 indenizações por invalidez decorrente da violência no trânsito. Elas representaram 65% de todas as indenizações concedidas no período. Desde que as estatísticas começaram a ser feitas pela seguradora, nunca este índice foi tão alto. Em 2010, elas representaram 60%; em 2009, 46%, 2008, 32%, e em 2007, 31%. No ano passado, foram pagas 151.588 indenizações por invalidez.
As indenizações por morte no primeiro semestre somaram 26.894, média de 147 por dia. Como o benefício pode ser pedido até três anos após o acidente, há neste número óbitos não só de 2011. Esse número também é apenas uma fração das vítimas de trânsito, porque nem todo acidentado recorre ao DPVAT.
O crescimento da frota de motocicletas no país, em especial nas regiões Norte e Nordeste, é citado como a principal razão para o aumento dos acidentes no trânsito. No país, a frota de motos corresponde a 27% do total de veículos. Em alguns estados nordestinos, essa proporção chega a 60%, diz o diretor institucional da Seguradora Líder DPVAT, Marcio Norton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.