sábado, 12 de junho de 2010

UNIÃO PT-PMDB

Com a indicação neste sábado (12) de Michel Temer para compor a chapa da presidenciável petista, Dilma Rousseff, o PMDB colocará a serviço do aliado a maior estrutura partidária do país. São 91 deputados federais, 17 senadores, nove governadores, 1.201 prefeitos e dois milhões de filiados. A colaboração, no entanto, terá um preço. Ao emprestar sua poderosa máquina, a sigla mira alto. Quer consolidar uma aliança que teve início em 2006, mas dessa vez ocupando o segundo cargo na hierarquia da política brasileira.
Veja também: Serra se apoia em currículo político forte, aposta todas as fichas nesta eleição, mas esbarra em falta de vice
Para o cientista político José Paulo Martins, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), trata-se da maior coalizão já criada desde a redemocratização. Uma dobradinha, segundo ele, que poderá render votos à candidata petista, mas não necessariamente devido à imagem pessoal de Temer, “um político discreto, que não desperta paixões”. O essencial, neste caso, é o alto grau de inserção do PMDB em praticamente todas as regiões do país.
- [Essa aliança] dá uma organização que nenhuma outra candidatura já teve no Brasil. Nem mesmo a aliança PSDB-PFL (atual DEM) era tão forte em termos de organização como é a aliança PT-PMDB.
Se, por um lado, Dilma poderá lucrar nas urnas, o PMDB vê a parceria como politicamente estratégica. Prova disso, diz o professor Claudio Couto, do Departamento de Gestão Pública da FGV (Fundação Getúlio Vargas), é a própria indicação de Temer, presidente nacional da sigla e da Câmara dos Deputados, e não a do titular do Banco Central, Henrique Meirelles, que se filiou recentemente ao PMDB e era o nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.- O Meirelles estaria lá por ser o Meirelles, e não por ser um homem do partido. O Temer, mais do que qualquer um, é o homem do partido. Ele atrai o apoio institucional do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.