Para explicar resultados diferentes, os donos de institutos repetem o ensinamento consagrado de que pesquisas de intenção de voto não podem ser comparadas - salvo se elas tiverem sido aplicadas por um mesmo instituto.Assim, uma pesquisa Ibope só pode ser comprada com outra pesquisa Ibope. Uma pesquisa Datafolha com outra pesquisa Datafolha - e por aí vai.Faz sentido a justificativa oferecida para isso. Cada instituto tem sua própria metodologia.O Ibope, por exemplo, entrevista os eleitores em suas casas. O Datafolha prefere entrevistá-los nas ruas.O tamanho das amostras varia de instituto para instituto. Quanto maior o número de entrevistados, menor a margem de erro.Por oportunismo políticoe com o objetivo de engabelar os eleitores, as facções em luta pela cadeira de Lula deram para comparar o que não poderia ser comparado.Resgato resultados recentes de pesquisas. Em seguida farei algumas observações.Ibope (6 a 9 de fevereiro em curso)
Primeiro turno
Serra 36
Dilma 25
Ciro 11
Marina 8
Datafolha (14/18 de dezembro último)
Serra 37
Dilma 23
Ciro 13
Marina 8
Vox Populi (14/17 de janeiro último)
Serra 34
Dilma 27
Ciro 11
Marina 6
Sensus (25/29 de janeiro último)
Serra 33,2
Dilma 27,8
Ciro 11,9
Marina 6,8
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