quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

NOVA PESQUISA RATIFICA CRESCIMENTO DE DILMA

Para explicar resultados diferentes, os donos de institutos repetem o ensinamento consagrado de que pesquisas de intenção de voto não podem ser comparadas - salvo se elas tiverem sido aplicadas por um mesmo instituto.Assim, uma pesquisa Ibope só pode ser comprada com outra pesquisa Ibope. Uma pesquisa Datafolha com outra pesquisa Datafolha - e por aí vai.Faz sentido a justificativa oferecida para isso. Cada instituto tem sua própria metodologia.O Ibope, por exemplo, entrevista os eleitores em suas casas. O Datafolha prefere entrevistá-los nas ruas.O tamanho das amostras varia de instituto para instituto. Quanto maior o número de entrevistados, menor a margem de erro.Por oportunismo políticoe com o objetivo de engabelar os eleitores, as facções em luta pela cadeira de Lula deram para comparar o que não poderia ser comparado.Resgato resultados recentes de pesquisas. Em seguida farei algumas observações.Ibope (6 a 9 de fevereiro em curso)

Primeiro turno

Serra 36

Dilma 25

Ciro 11

Marina 8

Datafolha (14/18 de dezembro último)

Serra 37

Dilma 23

Ciro 13

Marina 8

Vox Populi (14/17 de janeiro último)

Serra 34

Dilma 27

Ciro 11

Marina 6

Sensus (25/29 de janeiro último)

Serra 33,2

Dilma 27,8

Ciro 11,9

Marina 6,8

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