A ausência da presidente Dilma Rousseff na festa de 36 anos do PT e seu apoio a medidas como a reforma da Previdência e a abertura parcial do pré-sal, com controle ainda da Petrobras, alimentam os rumores de que o Palácio do Planalto e o Partido dos Trabalhadores estariam definitivamente rompidos; no entanto, a percepção não bate com os movimentos recentes da presidente Dilma, que já fez duas trocas pedidas por Lula – Jaques Wagner no lugar de Aloizio Mercadante e Nelson Barbosa no lugar de Joaquim Levy – e deve oficializar a terceira nesta segunda-feira 29, com a saída de José Eduardo Cardozo; o fato concreto é que para um eventual terceiro governo Lula, melhor será encontrar um país com a situação fiscal equacionada; ou seja: mesmo que não apoie publicamente a reforma da Previdência, Lula poderá ser seu beneficiário.
“Pessoas inteligentes falam sobre idéias; pessoas comuns falam sobre coisas; pessoas mesquinhas falam sobre pessoas”
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
GOVERNADOR TUCANO DE SÃO PAULO PODE IR PARA O PSB
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem avalizado o ingresso de deputados, prefeitos e vereadores no PSB. O partido pode ser o destino do próprio governador, caso ele não tenha chance de ser o candidato tucano a presidente da República em 2018. Segundo um dirigente do PSB nacional, o objetivo é promover o ingresso, no partido, de cerca de 20 potenciais candidatos a prefeito para dar plataforma ao projeto presidencial de Alckmin.
MINAS: PMDB GANHA MAIS TRÊS DEPUTADOS
Em solenidade na sede do PMDB, em Belo Horizonte, três deputados estaduais se filiaram nesta segunda-feira à legenda. A bancada estadual vai para 13 cadeiras, superando o PT com dez. Estão se filiando Thiago Cotta, ex-PPS e ex-PMB; Isauro Calais, ex-PMN; e Douglas Melo, ex-PSC.
Segundo o vice-governador e presidente estadual do partido, Antônio Andrade, 10 deputados da base aliada manifestaram interesse em se filiar. Três foram aceitos segundo critério territorial, onde faltam representantes da legenda.
Segundo Andrade, o crescimento da bancada, que agora supera a do PT, não irá afetar os acordos entre as legendas em torno da sucessao de Adalcleves Lopes na presidência da Assembleia Legislativa. O acerto inicial entre os partidos era de "rodízio" na presidência. Mas ao que tudo indica, na prática, embora Adalclever venha dizendo a aliados que nao quer continuar, ele deverá ser reeleito.
O secretário de Governo, Odair Cunha, afirmou que em Minas PT e PMDB têm mais pontos de convergencia a celebrar do que divergências. Adalclever Lopes tambem afirmou que em Minas o PMDB"não está no governo, é governo". Segundo ele, PMDB está nas trincheiras para defender Minas.
DATAFOLHA: A FORÇA DO LULA
Em qualquer cenário, seja com Aécio Neves, Geraldo Alckmin ou José Serra como candidato do PSDB, o ex-presidente Lula aparece no segundo turno pelo PT, segundo novo levantamento Datafolha, com 20% das intenções de voto, em média; dados marcantes da pesquisa são o mau desempenho dos tucanos e a rápida ascensão do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que figura como quarto colocado; ele deve ir para o PSC para se candidatar; em um quarto cenário com 3 tucanos na disputa, caso Alckmin se lance pelo PSB e Serra pelo PMDB, Aécio ficaria tecnicamente empatado com Lula na liderança, com 20 e 19%, respectivamente; Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, destaca a capacidade de recuperação do ex-presidente: “A taxa de rejeição dele é alta hoje, mas ainda há um contingente grande (37%) que o considera o melhor presidente que o país já teve e uma percepção do eleitor de que haverá melhoras na economia".
LULA VAI PARA A BRIGA CONTRA A GLOBO
Na festa de aniversário de 36 anos do PT, o ex-presidente Lula se pintou para a guerra e escolheu um alvo poderoso: a Globo, maior monopólio de comunicação do planeta, que ele não enfrentou em seus dois governos; "A gente não tem hoje um grande partido de oposição. Nós temos um partido chamado Globo, um partido chamado Veja, chamado outros jornais, que é quem de verdade lidera a oposição no país"; Lula também sinalizou que será candidato em 2018, ao dizer que terá "72 anos e tesão de 30"; com a guerra declarada, Globo tentará intensificar ainda mais o combate contra o líder político que, para 37% dos brasileiros, foi o melhor presidente da história; quem vencerá a batalha: Lula ou os Marinho?
TUCANOS BRIGAM PARA DISPUTAR A CAPITAL DE SÃO PAULO
Em meio a tensão, vandalismo, briga, polícia e um pedido de impugnação, os candidatos apoiados pelo senador José Serra, Andrea Matarazzo, e pelo governador Geraldo Alckmin, João Doria Jr., seguem para o segundo round de uma disputa que escancara a divisão tucana em São Paulo; com 6.216 votos apurados, Doria ficou à frente com 43,13% do total, contra 32,89% de Matarazzo; o deputado federal Ricardo Tripoli, que tinha os apoios de José Aníbal e de Bruno Covas, ficou em terceiro, com 22,31%; o partido ainda analisará 260 votos questionados por problemas técnicos; a definição do candidato poderá, no entanto, ser decidida no tapetão; apoiadores de Matarazzo e de Trípoli representaram contra João Doria junto à Executiva Municipal denunciando abuso de poder econômico, propaganda irregular, transporte de eleitores e infrações à lei da Cidade Limpa.
SUCESSÃO DE BH: PMDB JÁ TEM DOIS PRÉ-CANDIDATOS
A sucessão municipal começa a se desenhar em BH. Pelo menos no PMDB dois deputados federais brigam para disputar a capital. Leonardo Quintão e Rodrigo Pacheco.
EX-FUNCIONÁRIO DETONA A GLOBO
Demitido do GloboNews em novembro do ano passado, sem direito a comunicado de despedida, o jornalista Sidney Rezende disparou contra a Globo; em uma premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, ele fez duras críticas contra a emissora, onde trabalhou durante mais de 20 anos; disse que a TV Globo está "extrapolando os seus limites" e "impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara"; "A Globo não é dona do Brasil, a Globo não é dona do Carnaval, a Globo não é dona do futebol", completou.
PROUNI: LISTA DE ESPERA
Os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera até amanhã (29). A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas etapas anteriores.
O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas.
Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição.
MINISTRO DA JUSTIÇA VAI DEIXAR O GOVERNO
Os dois já teriam inclusive conversado sobre a eventual demissão. Não está descartada a possibilidade de ele ser aproveitado em outro cargo. A saída do titular da Justiça, se efetivada, ocorrerá em um dos momentos mais delicados do governo Dilma: bombardeada por denúncias que podem envolver a sua campanha eleitoral, em especial depois da prisão do marqueteiro petista João Santana, a presidente está cada vez mais isolada e distante até mesmo do PT, partido que a elegeu e ao qual é ainda filiada.
LULA ABRE FOGO VERBAL E VAI PARA 2018
Boa parte do discurso do ex-presidente Lula durante a festa de aniversário pelos 36 anos do PT, na noite deste sábado 27, no Rio de Janeiro, teve como alvo as Organizações Globo, dos irmãos Marinho, empresa que lidera a campanha midiática contra o ex-presidente e em favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“A gente não tem hoje um grande partido de oposição. Nós temos um partido chamado Globo, um partido chamado Veja, chamado outros jornais, que é quem de verdade lidera a oposição no país”, disse o petista à militância. Lula disse também que “não imaginava”, depois de brigar na Constituinte para ter um Ministério Público forte e independente, “ver hoje um Ministério Público fazendo o jogo da imprensa, fazendo o jogo da Veja e do Globo
FACEBOOK: VIDEOS AO VIVO
O executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que provavelmente mês que vem a rede social incorporará em nível mundial a possibilidade de transmitir ao vivo para todos seus usuários.
Zuckerberg antecipou esta nova ferramenta do Facebook em um encontro em Berlim, na última sexta-feira (26) no qual respondeu às perguntas do público, e no qual explicou que a empresa está há alguns meses fazendo testes com este sistema.
“O objetivo não é que poucos possam transmitir ao vivo. Queremos que todo mundo tenha esse poder em seu bolso”, o cofundador do Facebook.
CUNHA COMEÇA A SE PREOCUPAR
O desgaste que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), enfrenta, com a possibilidade de virar réu na Lava-Jato, além da derrota na eleição da liderança do PMDB na Casa, já respinga em municípios fluminenses onde ele firmou suas bases eleitorais. Prefeitos ligados a Cunha estudam desistir da reeleição.
Outros aliados, incluindo filiados a diferentes siglas, temem não contar com a estrutura eleitoral oferecida por Cunha em eleições anteriores. A maioria já descarta usar a imagem dele nas campanhas, com receio da rejeição.
— Na política, somos aliados até a hora do calvário do outro. Não vai ser diferente com Cunha. Muitos candidatos não vão querer colar sua imagem à dele — afirma um dos líderes do PMDB no estado: — Mas isso não quer dizer que ele deixará de ter nomes na disputa. Cunha navega por outras legendas.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
FUNDADOR DO PSDB DEFENDE LULA
O economista e cientista político Bresser Pereira, fundador do PSDB e ex-ministro dos governos de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, afirma que o que está sendo feito em relação ao ex-presidente Lula, "através da Lava Jato e da mídia", é "inaceitável"; "Se quer transformar Lula num corrupto, quando na verdade ele é um grande líder ao qual o Brasil deve muito", ressaltou.
O economista e cientista político Bresser Pereira, fundador do PSDB e ex-ministro dos governos de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, afirma que o que está sendo feito em relação ao ex-presidente Lula, "através da Lava Jato e da mídia", é "inaceitável".
"Se quer transformar Lula num corrupto, quando na verdade ele é um grande líder ao qual o Brasil deve muito", ressaltou.
Para Bresser, a oposição "inconformada" por não ter vencido a eleição de 2014 "joga tudo para desmoralizar o Lula porque ele é o candidato da esquerda em 2018".
GLOBO: MUDA ESTRATÉGIA PARA NÃO PERDER TRANSMISSÃO DE FUTEBOL
Com o assédio cada vez maior do canal Esporte Interativo, a Rede Globo teve que se mobilizar para não perder contratos de transmissão com alguns clubes. Para isso, a emissora vai propor mudanças nos acordos a partir de 2019. A informação foi divulgada pelo blog do jornalista Rodrigo Mattos, do site UOL Esporte, que entrevistou o diretor do Globo Esportes, da emissora carioca, Pedro Garcia.
Na entrevista, Garcia não confirmou qual seria o novo modelo utilizado, mas segundo apuração do jornalista Rodrigo Mattos, o padrão adotado seria de 40% distribuídos de forma igual, 30% por premiação e 30% por audiência. A emissora poderia promover mudanças nos acordos já feitos com Cruzeiro, Atlético, Corinthians, Vasco e Botafogo. Pedro Garcia, no entanto, não deu muitos detalhes sobre as alterações e ainda revelou que outros clubes já estariam acertados.
Na entrevista, Garcia não confirmou qual seria o novo modelo utilizado, mas segundo apuração do jornalista Rodrigo Mattos, o padrão adotado seria de 40% distribuídos de forma igual, 30% por premiação e 30% por audiência. A emissora poderia promover mudanças nos acordos já feitos com Cruzeiro, Atlético, Corinthians, Vasco e Botafogo. Pedro Garcia, no entanto, não deu muitos detalhes sobre as alterações e ainda revelou que outros clubes já estariam acertados.
MONTES CLAROS: REVIRAVOLTA POLÍTICA
Nos bastidores políticos são fortíssimos os rumores dando conta que pode haver reviravolta a qualquer momento no jogo de xadrez da pré-campanha campanha eleitoral em Montes Claros.
PATOS DE MINAS - ALTO PARANAÍBA: PROGRAMAÇÃO DA FENAMILHO 2016
A Fenamilho será realizada de 20 a 29 de maio e deve receber cerca de 450 mil pessoas. Serão três shows por noite realizados nos palcos do Parque de Exposições.
No sertanejo, a festa vai contar com show de Munhoz e Mariano, Fernando e Sorocaba, Eduardo Costa, Jads e Jadson, Zezé di Camargo e Luciano, Milionário e Marciano, Maiara e Maraisa, Vitor Hugo e Americano, Jorge e Mateus e Luan Santana.
Também terá espaço para música gospel com Régis Danese e o padre Alessandro Campos. Na programação tem ainda a cantora Anitta, Lucas Lucco, Cláudia Leite, Vingadora, Nando Reis e Wesley Safadão.
CORREIOS: INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas somente pelo site www.correios.com.br, até 13 de março.
Para participar, o candidato deverá ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.
MINHA CASA, MINHA VIDA: R$ 970 MILHÕES
Resolução publicada hoje (26) no Diário Oficial da União estabelece o plano de metas e as diretrizes gerais para a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Social, destinados ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo o texto, poderá ser usado o montante de até R$ 970 milhões em 2016, dos quais R$ 613,8 milhões para pagamento de obras em curso e R$ 338 milhões para contratação de novas operações de crédito.
A terceira fase do programa deverá ser anunciada em março. A prestação mínima do Minha Casa, Minha Vida vai subir de R$ 25 para R$ 80 e será cobrada para as novas moradias do programa habitacional, que começam a ser contratadas este ano. Pertencente à terceira etapa do programa, a mudança se refere às famílias que estão na primeira faixa, com renda de até R$ 1,8 mil.
PDT E O CIRO GOMES
O grupo político dos ex-governadores Cid e Ciro Gomes que ainda está filiado ao Pros vai oficializar a mudança para o PDT em evento partidário marcado o dia 3 de março. Com a abertura da janela partidária, deputados federais e estaduais vão migrar para o partido sem o risco de perderem o mandato. A decisão foi anunciada na noite da quinta-feira, 25, após reunião entre Cid e correligionários, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).
O evento de filiação será realizado no clube Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, e contará com a participação do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Na ocasião, também devem se filiar à sigla a vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Fazenda, Mauro Filho; ambos disputaram as eleições de 2014 pelo Pros
PSDB SOB SUSPEITA!!
Em março de 2007, o chefe da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Edson Aparecido, comprou do empreiteiro Luiz Albert Kamilos e sua mulher, Sarah Giffali de Moura, um apartamento de 366 m², com quatro suítes, cinco vagas na garagem e sacada com vista para o parque Ibirapuera por R$ 620 mil; porém, a escritura traz o valor de R$ 1,07 milhão - um imóvel semelhante no prédio era vendido em ao menos R$ 2 milhões no momento da transação; hoje, o apartamento no Maison Charlotte é avaliado por ferramentas de busca em R$ 8,6 milhões; o casal é dono da Construtora Kamilos Ltda. que toca obras milionárias para o governo do Estado - especialmente junto ao DER; Aparecido nega irregularidades.
CONTAS DE LUZ MAIS BARATAS
A partir de abril, o consumidor deverá pagar menos pela energia. A redução será possível com a adoção da bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias, que adota as cores verde, amarela e vermelha para informar o consumidor, a cada mês, se a energia está mais cara ou mais barata.
“Com isso, a partir de abril não haverá mais ônus para o consumidor”, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que fez o anúncio nesta quinta-feira (25). Para o consumidor, isso deverá resultar em uma redução média entre 6% e 7% na conta de luz.
Neste mês, o governo anunciou que, em março, seriam desligadas sete usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 420 por megawatt-hora (MWh). Posteriormente, foi decidida uma redução incluindo 15 usinas que geravam energia a um custo de R$ 250 por MWh.
CUNHA CONTINUA MANDANDO.....
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), garantiu ontem que permanecerá no comando da Casa mesmo que o STF receba a denúncia contra ele na Lava Jato, na próxima quarta-feira (02). Cunha negou que o recebimento da denúncia o enfraqueça politicamente e lembrou já ter sido réu em outra ação. “Já aconteceu comigo de eu ter sido declarado réu e depois fui absolvido por unanimidade”, afirmou o parlamentar.
MINAS: BRIGA ENTRE DEPUTADOS
O deputado estadual Rogério Correia alegou ser intimidado pelo militar dentro e fora da sessão e afirmou que Sargento Rodrigues entra armado para as sessões legislativas, o que seria proibido pelas regras da Casa. Na nota, o deputado Sargento Rodrigues garante que, “após o término da sessão, que se deu por falta de quórum em plenário, Rogério Correia, sem argumentos para contrapor as denúncias, agrediu verbalmente o deputado Sargento Rodrigues fora dos microfones, tentando, a todo momento, provocar uma reação do parlamentar, pois não aceitou de forma democrática as críticas contundentes feitas ao Partido dos Trabalhadores”. Segundo fontes que presenciaram a cena, depois da reunião, os dois continuaram gritando, e o militar teria feito ameaças a Correia.
DEPUTADO MINEIRO MAURO LOPES A UM PASSO DE SE TORNAR MINISTRO
Segundo o colunista Gerson Camarotti, o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) será oficializado ministro da Aviação Civil na próxima semana; segundo ele, o sinal verde do Palácio do Planalto foi dado ao líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani; reconduzido recentemente à liderança do partido na Casa, Picciani derrotou o deputado Hugo Motta, apoiado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o apoio do PMDB mineiro.
De acordo com o colunista Gerson Camarotti, o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG) será oficializado ministro da Aviação Civil na próxima semana. Segundo ele, o sinal verde do Palácio do Planalto foi dado ao líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani; reconduzido recentemente à liderança do partido na Casa, Picciani derrotou o deputado Hugo Motta, apoiado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o apoio do PMDB mineiro.
A pasta estava sem titular desde 4 de dezmebro, quando Eliseu Padilha, ligado ao vice-presidente Michel Temer, protocolou pedido de demissão, mesmo sem ter conversado com a presidente Dilma Rousseff.
O pedido ocorreu dois dias após o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, correligionário de Padilha no PMDB, ter acatado pedido de abertura de processo de impeachment contra Dilma.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
MINAS: PMDB AVANÇA NA ASSEMBLEIA
MINAS: A REFORMA DE PIMENTEL
O governador Fernando Pimentel (PT) pretende extinguir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e outras seis unidades da administração estadual. Criará uma secretaria, a de Administração Prisional, e fundirá dois outros órgãos. Essa é a síntese da reforma administrativa que deve ser enviada nos próximos dias à Assembleia Legislativa com o intuito de economizar R$ 1 bilhão ao ano.
Conforme informações obtidas com exclusividade pelo Hoje em Dia, a ideia do governador é acabar com duas pastas. Além do Desenvolvimento Econômico, será extinta a Secretaria-Geral da Governadoria, cujo titular é Eduardo Serrano.
No Desenvolvimento, ocupa o cargo Altamir Rôso, indicado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). A pasta tem por objetivo promover ações que resultem na atração de empreendimentos ao Estado. A função será compartilhada com outras secretarias e unidades do governo, como a de Obras Públicas e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).
Fundações
No campo das fundações, serão extintas a Ruralminas e a Hidroex. Essa última estava sob o guarda-chuva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mas foi alvo de críticas por parte do atual governo. Foi criada em 2009, ao custo de R$ 200 milhões, para promover o desenvolvimento de tecnologia e pesquisa em águas. Mas abriga um grande centro, a Cidade das Águas, de 1 milhão de m², no Triângulo Mineiro, que, segundo governistas, está ocioso e inacabado. O complexo pode abrigar unidades de ensino.
Também será extinta a Fundação Helena Antipoff bem como o Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC), e o escritório de representação em Brasília, que já havia perdido, no ano passado, o status de secretaria.
Sob o comando da Secretaria de Obras, o Departamento de Obras Públicas (Deop) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) serão fundidos.
Fazenda
Outra alteração afetará as secretarias da Fazenda e do Planejamento. A folha de pagamentos não será mais administrada pelo Planejamento, que tem como titular Helvécio Magalhães. Caberá à Fazenda, comandada por José Afonso Bicalho, cuidar das questões salariais do governo.
Esta será a segunda reforma administrativa promovida por Pimentel desde que assumiu a gestão do Estado. Na primeira, criou quatro pastas e retirou o status de primeiro escalão de outras três. Agora, a expectativa é de que sejam extintos cargos comissionados.
Conforme informações obtidas com exclusividade pelo Hoje em Dia, a ideia do governador é acabar com duas pastas. Além do Desenvolvimento Econômico, será extinta a Secretaria-Geral da Governadoria, cujo titular é Eduardo Serrano.
No Desenvolvimento, ocupa o cargo Altamir Rôso, indicado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). A pasta tem por objetivo promover ações que resultem na atração de empreendimentos ao Estado. A função será compartilhada com outras secretarias e unidades do governo, como a de Obras Públicas e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig).
Fundações
No campo das fundações, serão extintas a Ruralminas e a Hidroex. Essa última estava sob o guarda-chuva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mas foi alvo de críticas por parte do atual governo. Foi criada em 2009, ao custo de R$ 200 milhões, para promover o desenvolvimento de tecnologia e pesquisa em águas. Mas abriga um grande centro, a Cidade das Águas, de 1 milhão de m², no Triângulo Mineiro, que, segundo governistas, está ocioso e inacabado. O complexo pode abrigar unidades de ensino.
Também será extinta a Fundação Helena Antipoff bem como o Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC), e o escritório de representação em Brasília, que já havia perdido, no ano passado, o status de secretaria.
Sob o comando da Secretaria de Obras, o Departamento de Obras Públicas (Deop) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) serão fundidos.
Fazenda
Outra alteração afetará as secretarias da Fazenda e do Planejamento. A folha de pagamentos não será mais administrada pelo Planejamento, que tem como titular Helvécio Magalhães. Caberá à Fazenda, comandada por José Afonso Bicalho, cuidar das questões salariais do governo.
Esta será a segunda reforma administrativa promovida por Pimentel desde que assumiu a gestão do Estado. Na primeira, criou quatro pastas e retirou o status de primeiro escalão de outras três. Agora, a expectativa é de que sejam extintos cargos comissionados.
fonte:hojeemdia
PATOS DE MINAS: GUSTAVO LIMA DESISTE DE SE APRESENTAR NA FENAMILHO
O cantor Gusttavo Lima não irá mais fazer parte das atrações da Fenamilho 2016. O comunicado aconteceu na tarde desta quarta-feira (24) pelo Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Luan Santana foi contratado para assumir o palco da arena no dia 27 de maio, sexta-feira.
O Presidente do Sindicato Rural, Elhon Cruvinel, disse que o cantor Gusttavo Lima não quis se apresentar no Palco da Arena e que não foi possível trocá-lo com o Wesley Safadão que vai cantar na Praça Park. Diante do impasse, a alternativa foi substituir o show de Gusttavo Lima por Luan Santana. Cruvinel reiterou que não era desejo do Sindicato Rural realizar a mudança.
O presidente lamentou a mudança dizendo que, durante a negociação, não houve qualquer cláusula estipulando em qual palco seria a apresentação. Apesar do descontentamento, Cruvinel disse que tudo foi resolvido no diálogo e não haverá medidas judiciais. O presidente disse que todos os panfletos e outras publicidade serão substituídos, agora com a imagem do cantor Luan Santana.
Com relação à venda dos passaportes, Cruvinel disse que seguem sendo vendidos ao preço de R$150,00, no entanto alertou que estes já estão se esgotando. Os ingressos de 3° lote serão vendidos ao preço de R$180,00. Já o último lote de passaportes será comercializado ao preço de R$200,00. O presidente informou que serão vendidos no máximo 20 mil passaportes.
TÍTULO DE ELEITOR: PRAZO TERMINA DIA 4 DE MAIO
Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos
Documentos
EMPRESAS JUNIORES
A regulamentação das empresas juniores no Brasil está mais perto de virar lei. De autoria do senador José Agripino (DEM-RN), o projeto, que vai normatizar esse tipo de empresa no país, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição de Justiça do Senado (CCJ).
O parecer favorável da relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS) e os depoimentos de concordância dos parlamentares presentes na CCJ, consolidaram o apoio ao projeto que segue, com pedido de urgência, para votação no plenário da Casa.
Para Agripino, o amparo jurídico impulsionará ainda mais o empreendedorismo no ambiente acadêmico. “Defendemos o apoio às capacidades e talentos individuais principalmente dos jovens universitários para que eles, amparados pela lei, sejam verdadeiramente os agentes transformadores do nosso país”, ressaltou.
Hoje, são mais de 30 mil universitários brasileiros espalhados em cerca de 1,2 mil empresas juniores produzindo anualmente mais de dois mil projetos. “Nossa proposta também assegura imunidade tributária e garante que as universidades cedam espaço físico gratuito na própria instituição para funcionamento dessas empresas”, destacou Agripino.
PREFEITO CRIA O DIA DO JEJUM MUNICIPAL
O prefeito Erick Marcus dos Reis e Cruz (PTB), do município de Goiandira, no sudeste de Goiás, decretou a segunda-feira (22) como o “Dia de Jejum Municipal” com o intuito de “clamar a Deus” contra a infestação de dengue na cidade. Segundo o documento, a população não pode comer entre 6h e 12h. A notícia é destaque no G1. Segundo o administrador, líderes religiosos da cidade foram convocados a sugerir aos seus fiéis que participassem do jejum.
“Em muitas situações de guerra descritas na Bíblia, as pessoas conseguiram vencer os conflitos jejuando. Essa prática ajuda a pedir auxílio, buscar fortalecimento espiritual e criar uma ligação direta com Deus para refletir sobre esse problema. Nós estamos enfrentando uma batalha contra a dengue e todas armas são válidas. Ação, oração, fé, tudo é valido”, afirmou o prefeito ao G1.
STF: RECEITA PODE ACESSAR DADOS BANCÁRIOS SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL
Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (24) a validade da Lei Complementar nº 105/2001, que permite à Receita Federal acessar informações bancárias de contribuintes sem autorização judicial nos casos de apuração de fraudes fiscais. O julgamento começou na semana passada, quando a maioria dos ministros decidiu pela constitucionalidade da norma.
A Receita Federal defende o acesso aos dados fiscais para combater a sonegação fiscal. De acordo com o órgão, o acesso a informações bancárias junto do Banco Central e às instituições financeiras não é feito de forma discriminada e ocorre somente nos casos estabelecidos pela lei. Segundo nota técnica divulgada pela Receita, os dados financeiros do contribuinte são acessados após abertura de procedimento fiscal e com conhecimento dele.
OMS: BRASIL PREPARADO PARA ENFRENTAR O ZIKA VÍRUS
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, voltou a elogiar a atuação do governo brasileiro para o enfrentamento ao vírus Zika. Durante entrevista coletiva após visitar, nesta quarta-feira (24), as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, Chan ressaltou a articulação dos três níveis governamentais com a sociedade civil, que será essencial para o combate eficiente e rápido ao mosquito Aedes aegypti.
Em relação ao crescimento inusitado de casos de microcefalia constatados no Brasil, Margaret Chan disse que as evidências coletadas pelas autoridades brasileiras apontam o vírus Zika como causa. “Até que possamos provar o contrário, temos afirmado que o vírus Zika é o culpado”, afirmou a diretora-geral da OMS.
A diretora também se comprometeu a facilitar uma maior colaboração internacional, coordenando esforços internacionais em busca de um objetivo comum de achar vacinas e outras formas de combater ao mosquito. “Daqui irei aos Estados Unidos onde terei reunião com apoiadores de setores diversos para construir uma ampla mobilização da comunidade internacional para achar soluções para esse inimigo comum”, explicou.
A HIPOCRISIA DA REDUÇÃO DE SALÁRIOS
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (24) o Projeto de Decreto Legislativo 295/15, que reduz os subsídios da presidenta Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e dos ministros de Estado. A medida, proposta pelo governo, reduz em 10% os subsídios que passam de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23. A matéria será enviada ao Senado.
Ao propor a redução, Dilma argumentou que, diante da crise econômica internacional e de seus reflexos no cenário nacional, é necessário a redução de gastos públicos. Cálculos do próprio governo indicam economia de R$ 1,69 milhão com a redução ao ano.
A medida faz parte do processo de reforma administrativa feita pelo governo no ano passado e, de acordo com a mensagem, “insere-se no processo de racionalização e redução de despesas no âmbito do governo federal, em decorrência das dificuldades impostas pelo momento turbulento por que passa a economia mundial”.
WILL NUNES:pura hipocrisia, um presidente tem que ser sim,bem remunerado, suas funções exige um boa remuneração, a responsabilidade é imensa diante de 200 milhões de pessoas. O que tem que acabar mesmo são os atos de corrupção que atingem o governo.
TUCANOS NAS RUAS
A bancada do PSDB na Câmara se reuniu nesta quarta-feira (24) com o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, e os líderes do partido no Congresso Nacional, Cássio Cunha Lima (Senado) e Antonio Imbassahy (Câmara). No encontro, os tucanos reafirmaram posição favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff e confirmaram apoio as manifestações populares contra o governo do PT, marcadas para o dia 13 de março em todo o país.
WILL NUNES: a turma do quanto pior melhor nas ruas. Propostas para o Brasil, nada, o negócio é colocar mais lenha na fogueira....Gente, vamos trabalhar, produzir, acreditar, lutar, correr atrás, crise se enfrenta é vencendo desafios, botando a mão na massa....Desde que perdeu a eleição Aécio Neves só pensa naquilo.... Parece que não faz outra coisa da vida! Ufa!!
MEGA-SENA: MINEIRO FATURA SOZINHO
Uma aposta de Minas Gerais, da cidade de Ipuiuna, acertou as seis dezenas do concurso 1.793 da Mega-Sena e levou o prêmio de R$ 35.196.529,96. O sorteio foi realizado hoje (24) em Caxias do Sul (RS), na Festa da Uva. Veja as dezenas sorteadas: 13 – 14 – 22 – 54 – 56 – 58.
O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (27), é estimado em R$ 3 milhões. A quina teve 80 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 37.673,26 cada uma. Outras 5.158 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 834,72 cada uma.
DENGUE: MACHOS ESTÉREIS PARA COMBATER A EPIDEMIA DO VÍRUS ZIKA
O equipamento será enviado para a biofábrica Moscamed Brasil, localizada na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia. A instituição foi escolhida pela própria agência de energia nuclear das Nações Unidas e será a primeira biofábrica do mundo a utilizar a tecnologia de raios-x para esterilização de insetos e controle biológico de pragas
TSE NÃO VETA CANDIDATURAS EM CIDADES SEM DIRETÓRIOS DE PARTIDOS
FOLHAPRESS
Em sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta (18), o ministro Henrique Neves classificou de erro e "confusão de interpretação" as reclamações de advogados de partidos que acusam o tribunal de ter editado uma resolução para impedir que legendas lancem candidatos nas cidades onde não possuam diretório registrado.
O caso deve ser discutido na próxima quinta (25) pelo plenário do TSE. Segundo o ministro, a norma apenas veda que comissões provisórias continuem elegendo os comandos das siglas indefinidamente.
Diretórios são estruturas partidárias eleitas pela base dos partidos, enquanto comissões tem dirigentes apontados pela direção nacional de cada sigla. Para os advogados, o TSE estaria interferindo em questões internas da organização partidária.
PREFEITOS CASSADOS
Levantamento feito pelo portal G1 mostra que o Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral, o que representa uma média de um a cada oito dias. O estudo foi feito com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além dos gestores afastados, outros 99 prefeitos também foram cassados, mas se mantiveram no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorrerá em outubro deste ano.
O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.
A maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Há também casos de conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568).
O cientista político Malco Camargos, da PUC Minas, diz que esse número tem aumentado eleição após eleição. “Há uma classe política que ainda não se acostumou a lidar com essa nova forma de atuação das instituições. Isso cria uma necessidade de regulação com o passar do tempo”, afirma o professor.
ALTO PARANAÍBA - PATOS DE MINAS: PREFEITO VOLTA ATRÁS E SEDE FICARÁ NA CIDADE PATENSE
Em solenidade , na sede 4ª CIA de Bombeiros de Patos de Minas, o prefeito Pedro Lucas fez um comunicado, no mínimo, inesperado.
Durante seu pronunciamento, o chefe do poder executivo disse que Patos de Minas vai se tornar sede regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU.
Em outra oportunidade, Pedro Lucas havia se posicionado contra o convênio e as tratativas para o acordo caminhavam para inviabilidade.
Conforme o prefeito, o local para implementação da sede regional está sob análise do Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais. A base pode ficar na Avenida Marabá, no antigo prédio da “UPA”.
Outra novidade nesse assunto é o fortalecimento da parceria entre Bombeiros e SAMU que passa por processo de adequação, ou seja, o convênio entre eles passa por revisão.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
NOROESTE DE MINAS: VAZANTE SERÁ BENEFICIADA COM UM GRANDE PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Os municípios de Guimarânia, Paracatu, Pirapora e Vazante irão receber R$ 3,4 bilhões em investimentos por meio da implantação de plantas de geração de energia fotovoltaica pela multinacional espanhola Solatio. Devem ser gerados 3.500 empregos, sendo 3.000 diretos e 500 quando entrar em operação. O anúncio foi feito pelo Governo de Minas Gerais. As quatro usinas totalizam 650 megawatts de potência instalada. A capacidade de produção é de cerca de 1,5 milhão de megawatts/hora por ano de energia.
A primeira usina a entrar e funcionamento será a de Pirapora, em agosto de 2017. Os demais projetos serão concluídos até novembro de 2018. Parques Os parques solares são grandes áreas de produção de energia que vendem este recurso para empresas e concessionárias. Eles podem ser viabilizados a partir de leilões federais ou estaduais. Em agosto deste ano, será realizado o primeiro leilão estadual para selecionar as empresas que serão produtoras de energia suficiente para alimentar o consumo médio de 120 mil famílias. O investimento total será de mais de R$ 1 bilhão. O número de parques e empresas será definido no leilão. A previsão é de que os parques estejam em funcionamento até 2017.
MONTES CLAROS: PMDB DEIXANDO O GOVERNO RUY MUNIZ?
Tudo indica que o PMDB de Montes Claros caminhará em situação oposta do prefeito Ruy Muniz na eleição desse ano. O divisor de água seria a ficha de filiação do produtor rural Osmani Barbosa nos proximos dias, que pode contar com as presenças do vice-governador Antônio Andrade (pres, estadual do PMDB) e do vice-presidente da república Michel Temer (pres. nacional do PMDB) na capital do Norte de Minas. Osmani chegaria para ser o pré-candidato do partido a prefeito de Montes Claros.
MONTES CLAROS: A POLÊMICA DO PROJETO DO IDOSO
Continua a celeuma na Câmara Municipal sobre o projeto da gratuidade no transporte coletivo urbano para os idosos a partir de 60 anos e com renda familiar de dois salários mínimos.O tema volta a ser discutido na próxima reunião na Casa Legislativa.
MONTES CLAROS: GRUPO LIGADO AO PREFEITO ESTARIA ADQUIRINDO UM IMPORTANTE CANAL DE TELEVISÃO
Nos bastidores cresce as especulações que depois de adquirir o jornal Hoje em Dia o mesmo grupo ligado ao prefeito de Montes Claros Ruy Muniz estaria adquirindo um canal de Televisão. Os rumores são TV Alterosa ou afiliada da Globo no Norte de Minas a InterTV Grande Minas.
MINAS GERAIS: PMDB DESEJA FAZER O MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS EM 2016
Segundo partido a eleger o maior número de prefeitos e vereadores nas eleições municipais de 2012 – ficando atrás apenas do PSDB – o PMDB mineiro espera assumir a liderança no pleito de 2016. O partido elegeu 117 prefeitos e 986 vereadores em 2012.
Nesse sentido, o presidente estadual do PMDB, o vice-governador Antônio Andrade destaca o engajamento da legenda nos municípios do interior. “Realizamos, ao longo de 2015, encontros regionais em todo o Estado, com o objetivo de fortalecer as bases do PMDB. Em 2016 vamos manter esse trabalho com as lideranças, sempre reforçando a unidade da legenda para chegarmos fortes nas eleições”, pontuou.
PT TEM NOVO LÍDER NO SENADO
Humberto Costa, novo líder governista no Senado
O senador Humberto Costa (PT-PE) vai assumir a liderança do governo no Senado. O posto estava vago desde a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), em novembro do ano passado.
Atualmente, Costa é líder do PT na Casa. A bancada do partido vai se reunir na próxima semana para definir se ele acumula as duas funções ou se um novo nome assume o cargo. Entre os cotados estão os senadores Paulo Rocha (MA), Lindbergh Farias (RJ) e a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PR).
Num primeiro momento, o Palácio do Planalto tentou indicar um nome do PMDB para o posto. Além de ter a maior bancada da Casa, os senadores do partido têm sido a base de sustentação do governo da petista. Nenhum senador renomado, porém, quis assumir o cargo e cogitou-se indicar Raimundo Lira (PMDB-PB), um senador de menos expressão. A ideia, no entanto, não avançou
Atualmente, Costa é líder do PT na Casa. A bancada do partido vai se reunir na próxima semana para definir se ele acumula as duas funções ou se um novo nome assume o cargo. Entre os cotados estão os senadores Paulo Rocha (MA), Lindbergh Farias (RJ) e a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PR).
Num primeiro momento, o Palácio do Planalto tentou indicar um nome do PMDB para o posto. Além de ter a maior bancada da Casa, os senadores do partido têm sido a base de sustentação do governo da petista. Nenhum senador renomado, porém, quis assumir o cargo e cogitou-se indicar Raimundo Lira (PMDB-PB), um senador de menos expressão. A ideia, no entanto, não avançou
PESQUISA: CAIU UMA PARCELA DA POPULAÇÃO FAVORÁVEL AO IMPEACHMENT
A parcela de pessoas favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff caiu de 62,8% para 55,6%, entre julho de 2015 e fevereiro de 2016, de acordo com pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira, 24, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A parcela contrária ao afastamento de Dilma subiu de 32,1% para 40,3%, no mesmo período.
O levantamento mostra ainda que 79,3% dos entrevistados consideram que a presidente não está sabendo lidar com a crise econômica. Na avaliação feita em outubro do ano passado, esse porcentual era de 80,6%.
Além disso, para 64,1% só será possível resolver a crise econômica atual no longo prazo - três anos ou mais - ante 63,6% do levantamento anterior.
Entre outubro de 2015 e fevereiro deste ano, caiu de 60,9% para 52,2% a parcela dos que consideram que a crise econômica é a mais grave atualmente no Brasil. Por outro lado, subiu de 35,4% para 44,1% aqueles que acreditam que a pior crise atualmente é a política.
Para 62,1% dos entrevistados, o principal motivo da crise política brasileira é a corrupção. Já 17,2% consideram a gestão Dilma como a culpada pela crise política atual. Para 12,2% a responsabilidade é do Congresso e para 4,3% a culpa é da oposição.
Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
O levantamento mostra ainda que 79,3% dos entrevistados consideram que a presidente não está sabendo lidar com a crise econômica. Na avaliação feita em outubro do ano passado, esse porcentual era de 80,6%.
Além disso, para 64,1% só será possível resolver a crise econômica atual no longo prazo - três anos ou mais - ante 63,6% do levantamento anterior.
Entre outubro de 2015 e fevereiro deste ano, caiu de 60,9% para 52,2% a parcela dos que consideram que a crise econômica é a mais grave atualmente no Brasil. Por outro lado, subiu de 35,4% para 44,1% aqueles que acreditam que a pior crise atualmente é a política.
Para 62,1% dos entrevistados, o principal motivo da crise política brasileira é a corrupção. Já 17,2% consideram a gestão Dilma como a culpada pela crise política atual. Para 12,2% a responsabilidade é do Congresso e para 4,3% a culpa é da oposição.
Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
CUNHA: CONTRA O BRASIL
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Atualmente, a União é obrigada a destinar um mínimo de 15% da Receita Corrente Líquida (RCL) à Saúde. Pela proposta original da chamada "PEC da Saúde", apresentada pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), o governo teria que ampliar este porcentual para 18,7% em cinco anos. Na comissão especial que analisou a matéria, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), relatora do substitutivo que será apreciado, ampliou o porcentual para 19,4% em seis anos.
Pelos cálculos do governo, caso o texto seja aprovado, o impacto será de R$ 15 bilhões em 2017 e de R$ 207,1 bilhões até 2022.
WILL NUNES: o duro é saber que Cunha ainda tem o apoio de grande parte da oposição e da mídia...Lembrando o personagem do saudoso humorista Chico Anísio; Justo Verissímo: e o pobre, o pobre que se exploda!!!
JORNAL O TEMPO: PREFEITO DE MONTES CLAROS RUY MUNIZ ASSUME O JORNAL "HOJE EM DIA"
O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, assumiu o “Hoje em Dia”
Oprefeito de Montes Claros, o empresário Ruy Muniz, assumiu nessa segunda-feira, dia 22, o controle do jornal “Hoje em Dia”. Ele é o quarto proprietário da Ediminas, fundada em 1988 pelo então governador Newton Cardoso, em resposta ao que ele considerava ser uma perseguição dos Diários dos Associados, especialmente pelo jornal “Estado de Minas”.
Pouco depois de deixar o governo do Estado, em 1991, Newton Cardoso encontrou no grupo Record o interessado em comprar e comandar a expansão do jornal por mais de duas décadas. No final de 2013, o braço de mídia da Igreja Universal, de Edir Macedo, levou os destinos do “Hoje em Dia” até o grupo Bel, capitaneado pelo empresário do ramo de comunicação Flávio Carneiro. Na época, muito foi comentado que essa operação se deu com apoio do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Seguindo uma tendência geral da mídia impressa, o “Hoje em Dia” foi perdendo venda e espaço em Minas Gerais, caindo, atualmente, para a 55ª posição no ranking nacional do IVC, com média de 7.700 exemplares impressos vendidos. A circulação do jornal é menor que a do Super Notícia, de O TEMPO, do “Estado de Minas” e do “Aqui Minas”, cabendo ao “Hoje em Dia” 2% do bolo das vendas impressas no Estado
PESQUISA: CAI A REJEIÇÃO DE DILMA
Em outubro, o índice que avaliava o governo da presidente Dilma como ótimo ou bom era de 8,8%; a pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou ainda nesta quarta-feira que a avaliação ruim/péssima do governo recuou para 62,4%, ante 70,0% em outubro; para 79,3% dos entrevistados, Dilma não está sabendo lidar com a crise econômica.
A rejeição à presidente Dilma Rousseff recuou em fevereiro, mas segue em patamares ainda elevados em meio à forte recessão econômica e crise política no país, com pesquisa CNT/MDA mostrando que a avaliação ruim/péssima do governo passou para 62,4 por cento, ante 70,0 por cento em outubro.
A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou ainda nesta quarta-feira que agora 11,4 por cento avaliam o governo como ótimo ou bom, ante 8,8 por cento em outubro.
Foram ouvidas 2.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de fevereiro, em 137 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
79% acham que presidente não está sabendo lidar com crise
A rejeição da presidente Dilma Rousseff teve uma pequeno recuo em fevereiro, apesar da avaliação bastante negativa sobre como a presidente tem lidado com a forte recessão econômica vivida pelo país, mostrou pesquisa CNT/MDA nesta quarta-feira.
Para 79,3 por cento dos entrevistados Dilma não está sabendo lidar com a crise econômica, que tem aumentado fortemente o desemprego num ambiente de inflação elevada.
Outro fator que também contribui para a ainda elevada rejeição de Dilma é como a população vê sua suposta participação no esquema investigado pela operação Lava Jato, que apura corrupção envolvendo a Petrobras, órgãos públicos, empreiteiras e políticos.
Segundo a pesquisa, 88,6 por cento têm acompanhado as investigações da Lava Jato. Nesse grupo, 67,8 por cento consideram Dilma culpada pela corrupção investigada.
A imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também está sendo fortemente abalada pela operação. Entre os que acompanham as investigações, 70,3 por cento veem Lula como culpado de corrupção.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
Assinar:
Postagens (Atom)