quarta-feira, 16 de março de 2016

SUCESSÃO DE BH: AÉCIO E LACERDA AINDA NÃO CHEGARAM A UM ACORDO


A reunião entre o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda (PSB), em Brasília, foi marcada pelo afunilamento de nomes que podem disputar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). E, ao mesmo tempo, segundo interlocutores ligados ao processo, a sessão trouxe ainda mais dúvidas para os aliados.

Fontes próximas dos líderes confidenciaram ao Aparte que foi encomendada uma nova pesquisa com a presença de somente quatro nomes de possíveis prefeituráveis: o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros (PV), e o deputado estadual João Leite (PSDB), indicados por Aécio; o secretário de Obras e Infraestrutura da PBH, Josué Valadão, e o diretor-presidente da Cenibra, Paulo Eduardo Rocha Brant, sugeridos por Lacerda.

Dessa forma, foram excluídos da pesquisa outros nomes técnicos indicados pelo prefeito, como a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, e o ex-secretário da gestão tucana Wilson Brumer. Saiu também o do vereador Daniel Nepomuceno (PSB). Da parte tucana, também deixou a lista o nome do ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho (PP). Por meio de sua assessoria, ele informou nesta terça não ser mais pré-candidato.

“Em nome da construção da unidade e do consenso para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte irei, a partir deste momento, trabalhar não mais como pré-candidato, mas atuando, como sempre fiz, para o entendimento e o fortalecimento de uma única candidatura do grupo de partidos aliados que compõem a base do Executivo Municipal. Externo meus profundos agradecimentos às manifestações de apoio recebidas pública e pessoalmente”, disse.

Também foi retirado da pesquisa o nome do deputado estadual João Vítor Xavier (PSDB), que pode migrar para o PSD, de Gilberto Kassab, para tentar entrar na disputa pelo cargo do Executivo.

Mas, o cenário ainda é nebuloso. “Até o dia 2 (quando se fecha a janela de troca partidária), não vai ter como cravar um nome. Aécio e Lacerda não querem recuar da indicação do cabeça de chapa. Podem até aparecer outros (nomes) pelo andar da carruagem. Nada está definido. E, enquanto isso, os outros partidos comemoram, já que querem é ver PSDB e PSB separados e enfraquecidos”, disse um tucano à coluna.

Ainda segundo conversas dos bastidores políticos, se Délio Malheiros não concorrer à prefeitura pelo PSDB, ele pode sair pelo PPS, já que é um desejo antigo do parlamentar concorrer à PBH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.