domingo, 21 de fevereiro de 2016

O POVO NA ILUSÃO DA GRANDE MÍDIA


congresso_votoA discussão sobre diminuir o número de senadores, de 81 para 54, e de deputados federais, de 513 para 385, tem ganhado força nos últimos dias. Isso porque um link (CLIQUE AQUI), que incentiva internautas a participar de consulta pública sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com esse objetivo, teve grande procura essa semana nas redes sociais e, em apenas quatro dias, até sexta-feira (19), já havia registrado mais de 136 mil apoio e pouco mais de 500 manifestações contrárias.
A PEC 106/15, de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC), altera os artigos 45 e 46 da Constituição Federal e estabelece que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois e não mais três senadores, como é atualmente. A proposta não muda o tempo de mandato no Senado que continuaria de oito anos. Na Câmara, a proposta mantém o critério de representação proporcional à população de cada unidade da federação, mas o número mínimo de deputados passaria de oito para seis e o máximo de 70 para 53.
Em entrevista à Agência Brasil, Jorge Viana admitiu que as chances proposta avançar são mínimas. “Um assunto que reduz o número de membros no Congresso, certamente deve ter uma rejeição grande aqui, mas estou querendo fazer esse debate. Acho que não tem explicação um país como o Brasil ter três senadores por estado. Os Estados Unidos, que têm uma população bem maior que a brasileira, por exemplo, têm apenas dois”, disse.
WILL NUNES: boa parte da população está se iludindo com a grande mídia. Não é diminuindo a representatividade política que se resolve os problemas nacionais. Daqui à pouco começam a defender a volta da Ditadura um filme triste da nossa história que os jovens precisam pesquisar para saber como foi os anos de chumbo. Famílias que perderam seus filhos ainda esperam para enterrá-los. Pessoas que foram torturadas, perseguidas, humilhadas, que tiveram que deixar o pais.  Por mais que a democracia tenha suas mazelas, nada chega perto de um país sem liberdade!!
Na democracia podemos xingar, cobrar, gritar, ir as ruas, reclamar...Num regime aonde poucos mandam, só tem voz uma pequena elite que tira de todos nós o livre direito de se expressar. Pense nisso!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.