domingo, 21 de fevereiro de 2016

NORTE DE MINAS - MANGA: SUCESSÃO MUNICIPAL

As movimentações para a aliança em torno dos nomes do vereador Luiz Carlos Santana Caíres, o Luiz do Foguete, que espera o prazo final da janela partidária iniciada na semana passada para migrar do PT para o PRB, e o advogado Maurício de Jesus Magalhães, o Maurício Cabeção (PR), é evento que risca a faísca da binga que vai dar início à corrida na sucessão municipal em Manga.
O assunto foi discutido em duas reuniões nos últimos dias, que contaram com a presença, além dos principais interessados no tema, os médicos José Cecyvaldo Ribeiro e Cândido Emílio Dourado – que têm influência, cada um ao seu modo, sobre as decisões de Luiz do Foguete (Cândido) e Maurício (Cecyvaldo) -, além do atual vice-prefeito Eliel Dourado (PRB) e o vereador Eziquel Castilho (que vai migrar do PR para o PRB até o final da janela partidária, daqui a pouco mais de um mês).
De concreto até aqui, essas conversas entre PR e PRB colocaram fogo no pavio da pólvora do fogueteiro, com potencial para fazer com que as demais forças políticas locais se mexam – nem que seja pelo risco de saírem chamuscadas diante da possibilidade de algum estouro de bombas. Tudo metaforicamente falando, claro, como é de conhecimento dos meus 17 leitores.
Com alguma chance real de ir adiante, a aliança entre Luiz do Foguete, vereador mais votado nas eleições passadas (668 votos ou 5,76% do total apurado) e Maurício Cabeção, terceiro colocado na mesma disputa, só que para o cargo majoritário de prefeito, com 2.509 votos (22,9%), obriga o atual prefeito e candidato à reeleição, Anastácio Guedes (PT), e seu principal adversário na cena local, o ex-prefeito Quinquinha Oliveira (PPS), a colocarem um olho no gato e outro no queijo.
O PT de Anastácio sai bastante queimado com esse namoro que pode criar uma terceira via no município. A saída de Luiz do Foguete da área de influência do petismo mostra certa incompetência da atual administração, por não ter sabido manejar com sabedoria para manter o vereador mais votado do município na sua base de apoio. Mas não é só: Luiz do Foguete deixa o PT de braços dados com o atual vice-prefeito, Eliel Dourado (PRB). Esses dois desfalques muda, em grande medida, a configuração que levou Anastácio à cadeira de prefeito. Não é fato para ser minimizado, como dão a entender os otimistas petistas.
Por outro lado, o PT manguense pode ter dado adeus à chance de trazer Maurício Cabeção para a sua base de apoios, em composição que faria do ex-vereador uma boa opção para a vice na busca do segundo mandato para Anastácio. A terceira via que se anuncia em Manga tem ainda potencial de estragos sob os planos de Anastácio e do ex-prefeito Quinquinha porque reúne os médicos José Cecyvaldo Ribeiro e Cândido Emílio Dourado em uma mesma canoa. Os dois têm reconhecida atuação de bastidores nas eleições locais, até aqui sempre em campo adversários.
fonte: blog Luis Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.