domingo, 21 de fevereiro de 2016

JORNALISTA DIZ QUE DRA. ARIADNA PODE VIRAR SECRETÁRIA DE ESTADO


Ariadna Borges Muniz está na eminência de se tornar secretária do Governo de Minas Gerais.
MONTES CLAROS (por Oliveira Júnior) – Suplente de deputada federal e coordenadora regional do PRB no Norte de Minas, a médica oftalmologista Ariadna Borges Muniz vive a expectativa de ser alçada à cargo público ou então ocupar vaga na Câmara dos Deputados. No segundo caso a possível efetivação de Ariadna Muniz na condição de deputada federal a partir de 2017 estaria condicionada ao sucesso de deputados federais de Minas Gerais nas eleições para prefeito, este ano.

Mas, o termômetro nos bastidores políticos do Norte de Minas deve oscilar nos próximos dias com a articulação do governo do Estado em agraciar a médica e suplente de deputada federal Ariadna Muniz a um cargo na gestão do governador Fernando Damata Pimentel (PT). Não está descartada a nomeação de Ariadna Muniz para o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), hoje ocupada pelo deputado estadual Paulo José Guedes (PT).

Os petistas deverão estranhar essa articulação, inclusive para o lugar do cacique Guedes, deputado estadual mais votado na história eleitoral de Minas Gerais. Mas, a cartada do grupo situacionista do governo mineiro tem uma direção: a sucessão municipal em Montes Claros. Colocar Adriana Muniz - que apoiou Pimentel em 2014 - no lugar de Paulo Guedes, na secretaria estadual com ampla atuação no Norte de Minas, seria contrapor a intenção de reeleição do prefeito de Montes Claros, Ruy Adriano Borges Muniz, que é irmão de Ariadna. O prefeito Ruy, que já foi deputado estadual, teria ido eleito pelo PRB e estaria de mudança para o PSB. Ele foi contra Pimentel em 2014. Paulo Guedes poderá ser candidato a prefeito de Montes Claros e, diante disso, terá que deixar a secretaria estadual do governo até a primeira semana de junho e, sendo assim, reassumiria o cargo de deputado estadual.

Na eleição de 2014 houve um racha na família Muniz, o prefeito não apoiou a irmã Ariadna. Na campanha para a Câmara Federal, Ruy apoiou a esposa Tânia Raquel Queiroz Muniz, eleita deputada federal, e que poderá trocar o PSC pelo PSD. Em 2012, Ruy Muniz venceu o petista Paulo Guedes no segundo turno da eleição para prefeito. E essa disputa acirrada poderá se repetir no pleito deste ano que também conta com as pretensões do ex-deputado federal Humberto Souto (PPS) e do deputado estadual Gil Pereira (PP), que foi secretário de estado na gestão passada justamente na secretaria hoje controlada por Paulo Guedes.

Os petistas de Montes Claros poderiam espernear diante dessa chance da irmã do prefeito Ruy Muniz assumir o lugar de Paulo Guedes, mas seria uma estratégia governista semelhante a que fez o PT do Norte de Minas ao entregar o comando do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), na região, ao PP de Gil Pereira. Quem responde pelo Dnocs é Adalto Marques, do PP, em substituição a Gustavo Xavier, do grupo petista. Isso porque o PP é da base do governo Dilma Rousseff, do PT, apesar de quem em Minas o PP é aliado do PSDB – oposição ao governo do petista Pimentel. 

Fonte: jornalista Oliveira Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.