sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ORION TEIXEIRA: AÉCIO ESPERA LACERDA ATÉ FEVEREIRO

Termina no próximo mês, em fevereiro, o prazo que o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), pediu ao senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, para definirem, juntos, o candidato do campo político de ambos à sucessão municipal. Além das mudanças nas regras eleitorais, que transferiu o prazo de filiações partidárias de 5 de outubro do ano passado para 5 de abril de 2016, Lacerda argumentava que 2015 seria dedicado à administração e que, a partir de fevereiro, após o Carnaval, iria discutir nomes de candidaturas e alianças. 
 
Aécio já definiu sua estratégia e aguarda apenas a incorporação definitiva do prefeito para deflagrar o processo. O tucano prometeu aos aliados não repetir soluções mirabolantes como a que levou todo o grupo à derrota na eleição para governador, quando resgatou do passado e do ostracismo político o ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB). 
 
Até o ano passado, Lacerda estava convencido de que lançaria candidato de seu núcleo político para ter sobrevida política e alçar voos mais altos. Está sendo convencido por Aécio de que seria a hora de retribuir o apoio dado até agora e que, em 2018, poderá também receber a reciprocidade. 
 
O grupo de Aécio conta com cinco ou seis partidos, que ele pretende unificar em torno de uma candidatura do PSDB; caso contrário, todos lançariam candidato próprio, o que é mais improvável. Após a desistência anunciada, nesta coluna, do senador Antonio Anastasia (PSDB), existem quatro pré-candidatos nesse grupo: Alberto Pinto Coelho (PP), Délio Malheiros (PV), João Vitor Xavier (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT). O escolhido deverá filiar-se ao PSDB, como é o desejo do senador tucano. 
 
As filiações podem acontecer até o dia 5 de abril, assim como as desincompatibilizações de cargos públicos, o que seria o caso do vice-prefeito Délio Malheiros, que ocupa a Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, e de Josué Valadão, secretário de Obras.
 
Em vez de concentração e unificação, o governador Fernando Pimentel (PT), que não tem nomes fortes e seu partido vive desgaste nacional, está incentivando a pulverização de candidaturas em seu campo político, desde o PT a aliados e até o emergente Rede, partido da ex-ministra Marina Silva. 

WILL NUNES: o nó que Aécio que dá em Lacerda é o mesmo que foi dado em Pimentel quando ele propôs apoiarem juntos Lacerda na disputa pela a prefeitura de BH (2008). Como todo mundo sabe, Aécio trocou Pimentel por Anastasia.

Agora a história se repete. Ele convida Lacerda para apoiar o nome do PSDB em Belo Horizonte prometendo retribuir o apoio para o governo de Minas em 2018. Pura cascata, o nome será ele próprio (caso não concorra novamente a presidência) ou de Anastasia. 

E como todo mundo sabe se antes o prefeito Lacerda precisava de Aécio para a carreira solo, hoje após dois mandatos na prefeitura de BH, tem todas as condições de fazer também a sua história dependendo de si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.