quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

WILL NUNES - MONTES CLAROS: HUMBERTO DEVE ESQUECER O FENÔMENO E BUSCAR ALIANÇAS



Humberto Souto (PPS) precisa construir uma aliança a sua volta para ter  competitividade para disputar a prefeitura de Montes Claros.Basta lembrar a eleição municipal passada quando Jairo Ataíde era o franco favorito para ganhar a eleição em 2012.Liderava todas as pesquisas mas no final ficou em último lugar.

Lembrando: no primeiro turno, Ruy Muniz que era o azarão,  fechou com o PMDB. No segundo turno atraiu o apoio de Jairo e pimba! Ganhou a eleição. Isso explica que numa campanha eleitoral, ninguém vence sozinho. Todos precisam de uma união de forças.

Souto até agora conta apenas com o seu PPS. Muito pouco para uma batalha árdua, difícil que requer estratégia, estrutura e uma boa base política.

Diante do seu comportamento sem papas na língua, Souto fica muito engessado na hora de buscar apoios. Basta lembrar dos embates com  Jairo Ataíde, da dificuldade com  Paulo Guedes  e a difícil aproximação com o  PMDB.

Inevitavelmente sem nenhuma composição importante, o discurso é aquele! “Minha aliança é com o  povo”. Só que para chegar ao povo, precisa de apoios e tempo de TV. Sem falar na estrutura financeira.

Para se ganhar uma eleição não bastar apenas participar. É fundamental votos. E voto não é fácil de obter. É uma joia muito cobiçada, rara de ter.

Todo político por mais rejeitado que seja,  tem sempre uma camada social que lhe apoia. Resultado das ações, projetos e favores realizados durante o período que esteve no poder. Este percentual de fieis costuma acompanhar e manifestar fidelidade.

De olho nessas lideranças que ainda mantém grupos fiéis é que as alianças são feitas. Sem elas a missão de sucesso fica cada vez mais distante.

Sem apoios importantes o candidato fica dependendo de fenômenos que são raros de ocorrer. Quando alguém quase sozinho consegue  vencer um grupo considerado forte. Isto ocorre raramente em períodos distantes entre um e outro.

Por exemplo: ocorreu em Montes Claros, com  Tadeu Leite em 1982. Jovem radialista, de família humilde, pegou o microfone e o barco andando da candidatura de Tancredo Neves a governador e com um discurso combativo chegou  pela a primeira vez a prefeitura.

É verdade que de lá pra cá, muita coisa mudou. É verdade também que Tadeu foi eleito mais duas vezes, porém nada semelhante a sua primeira eleição. 

A época é outra. A realidade é muito diferente. Para ser bem votado e diminuir o risco de perder a eleição agora, Humberto deve esquecer a idéia de fenômeno, e correr urgentemente atrás das alianças. Caso contrário....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.