quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MINAS GERAIS: A DENGUE AVANÇA NO ESTADO


Para conseguir cumprir a meta de vistoriar todos os 8 milhões de imóveis em Minas, e vencer ao menos algumas batalhas na guerra contra o Aedes aegypti, a força-tarefa formada pelos governos federal, estadual e municipais precisa triplicar o esforço até o fim de fevereiro. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o dia 22, apenas 1,2 milhão (15%) foram fiscalizados em 712 municípios mineiros.
A média é de 56,7 mil domicílios e instalações públicas e privadas urbanas visitadas diariamente. Até aqui insuficiente, e o prazo final, que era 31 de janeiro, foi ampliado para fevereiro. Mesmo assim, para alcançar o objetivo, cerca de 198 mil imóveis devem ser inspecionados por dia.
Para o médico César Augusto Barros Vieira, que foi professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG, a estratégia é acertada. No entanto, há um descompasso entre o planejamento e a realidade.
“Se considerarmos nossa reduzida capacidade de intervenção e resposta, vemos que a meta é ousada e o prazo apertado. Mas temos que insistir nos trabalhos, envolvendo diversos setores da sociedade”.
Em cidades de grande porte, como BH, a dificuldade de “escaneamento” é evidente. Nas três primeiras semanas deste mês, só cerca de 50 mil dos 800 mil imóveis da capital foram vistoriados (6%). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há um grupo de monitoramento de áreas mais críticas que aponta prioridades nas vistorias, mas não há uma meta diária.

Um mineiro com dengue a cada dois minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.