terça-feira, 8 de setembro de 2015

ORION TEIXEIRA: BELO HORIZONTE E A TERCEIRA VIA

Ainda que existam mais de 30 pretendentes de vários partidos sonhando com a candidatura a prefeito, em Belo Horizonte, não há espaço para uma terceira via. Por mais que se esforcem por voo próprio, a disputa deverá ficar bipolarizada em torno de dois grupos, um liderado pelo PSDB, outro pelo PT. O prefeito Marcio Lacerda, e presidente estadual do PSB, busca abrir espaços e consolidar uma terceira força política na capital e no Estado, mas a sustentação dela está no campo político do PSDB, especialmente do senador e seu presidente nacional, Aécio Neves.
 
Isso não impede, no entanto, que o cabeça de chapa seja do PSB ou de outro partido integrante do grupo liderado pelos tucanos, assim como, do outro lado, do grupo liderado pelo PT, também o candidato possa ser do PMDB. Nem mesmo que cada grupo tenha mais de um candidato e que os partidos menores, fora desses campos, lancem seus projetos.
 
Em resumo, não importa o nome ou a filiação partidária dos candidatos; o fato é que o duelo final terá duas lideranças e dois grupos em disputa: o que é comandado pelo governador Fernando Pimentel (PT) e pelo tucano mineiro. Cada um a seu modo, tem motivos para que assim seja e para disputar, como todos os recursos possíveis, o controle político da capital mineira. O pano de fundo, para ambos, são a sucessão presidencial e a estadual de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.