sábado, 5 de setembro de 2015

EVITANDO GRIPE E RESPFIRADO

Gripe MulherSer acometido por uma gripe ou resfriado é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer estação do ano. Porém, no outono e no inverno as incidências são mais frequentes devido à queda de temperatura e ao ar seco. Além disso, o fato das pessoas permanecerem por longos períodos em ambientes fechados também favorece a transmissão destas doenças. Confira os cinco mandamentos para a prevenção de gripes e resfriados:
1. Lave as mãos com regularidade:
Higienizar as mãos com água e sabão é uma medida importante para evitar a contaminação pelo vírus da gripe ou do resfriado. “Evite também coçar os olhos ou levar as mãos à boca e ao nariz após tocar em superfícies de locais públicos ou após um simples aperto de mãos”, alerta a médica.
2. Mantenha o ambiente de convivência limpo:
Faça a limpeza de todas as superfícies da casa ou do ambiente de trabalho regularmente, evitando assim a disseminação de microrganismos. Para isso, uma solução simples de água e sabão é suficiente.
3. Cuide do cardápio
Seguir uma dieta balanceada no dia a dia auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo. As frutas e verduras são, em geral, ricas em vitaminas que ajudam o sistema imunológico a exercer sua função.
4. Beba bastante líquido
A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é o consumo de, no mínimo, 2 litros de água diariamente. O hábito ajuda a manter o corpo hidratado e evita o aparecimento de doenças em geral.
5. Cuide da limpeza nasal
Faça a lavagem nasal todos os dias. Essa medida é importante, pois proporciona a remoção do excesso de muco, de “irritantes” e microrganismos, favorecendo a defesa natural da mucosa do nariz. Para isso, utilize uma solução nasal de cloreto de sódio 0,9%, com ação fluidificante e descongestionante das secreções nasais. Vale ressaltar que a lavagem nasal não tem restrição de idade e pode ser feita regularmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.