terça-feira, 26 de maio de 2015

MINAS GERAIS: CONSTRUÇÃO DOS HOSPITAIS REGIONAIS


Manoel Marques: Governador Fernando Pimentel, participa do evento, Dia da Indústria.
21-05-2015- Expominas
Fotos: Manoel Marques/imprensa-MG

Agência Minas - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou, na noite de segunda-feira (25/5), durante a abertura oficial do Encontro Mineiro de Saúde 2015, em Contagem – Região Metropolitana de Belo Horizonte – que as obras de construção dos hospitais regionais que estavam paralisadas serão retomadas nos próximos dias. Pimentel afirmou, ainda, que a implantação dos Centros de Especialidades Médicas em todas as 77 microrregiões do estado será uma das prioridades da nova gestão.
Também participaram da solenidade de abertura do evento o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Mauro Guimarães Junqueira, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, além de prefeitos, deputados e secretários municipais.
“Vamos terminar os hospitais regionais que estão inacabados. Estamos terminando de pagar as faturas atrasadas e, agora, vamos dar ordem de serviço para retomar as obras dos hospitais regionais”, afirmou o governador, que também defendeu a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no estado.
Um dos principais programas de campanha, a construção dos Centros de Especialidades Médicas em cada uma das 77 microrregiões mineiras será colocado em prática. “Diziam que era impossível, mas o ministro da Saúde está aqui assegurando o apoio total do Governo federal para este programa. Nós vamos fazer e não é impossível. É absolutamente necessário para qualificar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) em Minas Gerais. E nós vamos fazer com o apoio de vocês”, discursou o governador.
O investimento constitucional de 12% do orçamento estadual na área da saúde, segundo Pimentel, também será garantido, sem qualquer tipo de “maquiagem” nas contas. “Nós vamos, efetivamente, cumprir os 12% de investimento na área da saúde e assegurar a regularidade dos repasses”, disse.
Essas medidas, de acordo com o governador, reforçam o compromisso com o municipalismo da nova gestão. “Isso por si só fala do nosso compromisso, da nossa profunda ligação com o trabalho dos municípios com a área da saúde. Este é um Governo do Estado com o qual vocês podem contar. Mas, mais do que isso, que vocês vão governar junto conosco”, finalizou.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância do encontro para a discussão de políticas públicas, sendo considerado por ele um dos maiores do país. “Ele não é só um momento, um espaço de compartilhamento, de confraternização, de troca de experiências, mas de muita aprendizagem”, destacou.
Chioro garantiu que, apesar dos cortes no orçamento do Governo federal, a saúde terá um orçamento R$ 3 bilhões superior ao que prevê a constituição. “Nós preservamos todas as prioridades, a nossa relação com os municípios, com os estados, para garantir que o SUS, as Santas Casas, o Mais Médicos, o programa de vacinação e toda a área de assistência farmacêutica não fossem comprometidos”, afirmou.
Um dos principais avanços, segundo o ministro, é o programa Mais Médicos, que abriu mais 4.200 vagas neste ano. Desse total, 350 serão destinadas a Minas Gerais.
O objetivo do encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), é discutir a política pública de saúde no estado com técnicos da saúde, conselheiros, prefeitos, gestores e demais autoridades que atuam nos 853 municípios mineiros. O evento acontece até esta quarta-feira (27/5).
O encontro também marca as comemorações dos 25 anos da promulgação das Leis Orgânicas da Saúde, que detalham a organização e o funcionamento do sistema de saúde, criado pela Constituição Federal de 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.