segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PSDB SAI MENOR DA ELEIÇÃO

O PSDB sai muito menor nas eleições estaduais. Os tucanos governavam para 64,1 milhões de eleitores. Agora vão governar para 35,7 milhões. Uma perda de 28,4 milhões. O PMDB foi o vencedor das eleições estaduais e vai governar para cerca de 20 milhões. O PT fincou os pés no Sudeste e vai governar para 24 milhões de eleitores, 2,8 milhões a mais que em 2010.
O PMDB pulou de cinco governadores (2010) para sete. Ele manteve o Rio de Janeiro e conquistou o Rio Grande do Sul. O Rio de janeiro ocupará um espaço central nos próximos quatro anos por conta da realização das Olimpíadas Rio-2016, que deve catapultar para o cenário nacional o prefeito carioca Eduardo Paes. 
O PT manteve cinco governos. Mas obteve uma conquista relevante, eleger o primeiro governador do Sudeste, o de Minas Gerais. O partido manteve a Bahia, herdou o Ceará, mas perdeu o Rio Grande do Sul.
O PSDB, que tinha oito governos (2010), caiu para cinco. Os tucanos mantiveram o governo de São Paulo. Mas sofreu um sério revés em Minas, terra de seu candidato a presidente, Aécio Neves. Além disso, o seu principal aliado, o DEM, que tinha dois governos ficou sem nenhum.
O PSB perdeu metade dos seus governos, caiu de seis para três. Mas tem a seu favor ter mantido o poder em Pernambuco.
Nas eleições de 2010, o Bloco da oposição (PSDB / DEM) elegeu 10 governadores e o Bloco do governo fez 17 governadores, sendo seis do PSB. Agora, em 2014, o Bloco do governo elegeu 19 governadores, o Bloco de Oposição elegeu oito, sendo cinco do PSDB e três do PSB.
--------------------------------------------------------------------------------
Partidos Gov 2010 2014  Estados
--------------------------------------------------------------------------------
PMDB     5               7         ES, AL, SE, TO, RJ, RS, RO
PT           5                5         MG, BA, PI, CE, AC
PSDB     8                5         SP, PR, GO, MS, PA
PSB        6                3         PE, PB, DF
PSD        X               2         SC, RN
PDT        X               2         MT, AP
PP           X               1        RR
PCdoB   X                1        MA
PROS     X                1       AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.