sexta-feira, 11 de abril de 2014

ELEIÇÃO EM MINAS: PSB PODE LANÇAR CANDIDATURA PRÓPRIA AO GOVERNO DE MINAS

Pré-candidato do PSB ao governo terá nome submetido à convenção
Para Apolo, adesão aos tucanos quebra o discurso da aliança PSB-Rede


Na primeira reunião com o presidente estadual do PSB, deputado federal Julio Delgado, o pré-candidato a governador Apolo Heringer Lisboa ouviu do dirigente que a “disputa é salutar” e obteve a garantia de que seu nome será levado às regionais do partido. A decisão sobre a candidatura ao governo de Minas Gerais caberá à convenção estadual, em junho. Delgado é adepto da aliança com o PSDB, mas a maioria dos socialistas deseja a candidatura própria.
Na disputa pelo palácio Tiradentes, o professor da Faculdade de Medicina da UFMG tem, entre outros, o aval da ex-ministra Marina Silva, principal liderança da Rede Sustentabilidade abrigada no PSB. Porém, o projeto político eleitoral do PSB-MG esbarra nas ambições do PSDB, que cobra apoio da sigla ao pré-candidato Pimenta da Veiga.
No encontro, Delgado se referiu ao acordo entre os presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos de que haveria cooperação do PSB com o PSDB no primeiro turno eleitoral em Minas.
Ele citou a necessidade de “simetria” entre as legendas, uma vez que o PSDB não lançará candidato em Pernambuco para apoiar o nome ungido por Campos. Para Delgado, a recíproca deveria ocorrer em Minas.
Entretanto, Apolo argumentou que isso contraria a lógica política e quebra o discurso nacional PSB-Rede. “A Rede Sustentabilidade obteve do PSB nacional a garantia de que não existiria esse acordo no estado”, destacou. Ele citou que Minas Gerais tem 15 milhões de eleitores e Pernambuco, 7 milhões.
 
“Boa parte das lideranças e militantes não aceita que o PSB seja caudatário do PSDB no primeiro turno em Minas. No segundo turno, tudo pode acontecer”, assinalou o pré-candidato a governador pelo PSB-Rede.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.